Apesar de já existir um conhecimento maior sobre os benefícios da meditação, ainda há um estereótipo de que é uma atividade esotérica que apenas indivíduos calmos e interessados em misticismo podem praticar. A verdade é que a meditação é uma prática de autoconhecimento democrática: qualquer um pode fazer. 

Com o objetivo de aquietar a mente e diminuir o estresse, a meditação já é usada no meio corporativo. Sim, por incrível que pareça, desligar sua mente por alguns momentos pode te ajudar a despertá-la em outros, sobretudo para realizar funções do seu trabalho. 

Desde benefícios para a mente de forma mais pontual, a meditação também traz grandes mudanças na forma de lidar com relações interpessoais e situações de adversidade, além de melhorar a produtividade e a satisfação no trabalho e na vida em âmbito geral. A seguir, compartilhamos alguns dos benefícios que essa atividade traz: 

Diminuição do estresse 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA), pessoas que meditam há mais de 10 anos possuem níveis de cortisol e adrenalina mais baixos, hormônios associados à ansiedade e depressão, quando comparadas àquelas que não têm esse hábito. Durante uma única prática de meditação, esses hormônios têm seu nível se produção reduzidos, contribuindo para um estado mais calmo ao longo do dia. 

Capacidade de multitarefas 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington (EUA) revelou que a meditação melhora a capacidade de realizar multitarefas mesmo em situações estressantes. Desta forma, o indivíduo consegue cumprir diferentes funçõesem se sentir esgotado. Isso aumenta sua produtividade e sua satisfação, uma vez que se sente mais útil na sua rotina. 

Aumento da cognição e humor 

Segundo uma pesquisa publicada pela empresa global Elsevier, quatro dias de meditação são o suficiente para reduzir a fadiga e ansiedade e aumentar a concentração no presente. Durante esses dias, a prática resultou em uma melhora no sistema cognitivo dos participantes, além de um avanço na forma em que lidam com problemas. 

Como começar?  

Ao contrário do que muitos pensam, a meditação não se resume em permanecer sentado com a mente completamente vazia. De fato, há práticas que focam no não pensar, mas não é uma regra. Dentre os diferentes métodos e finalidades, o mais difundido na atualidade é Mindfulness, que se resume ao ensino do foco no presente por meio da respiração e conscientização corporal. 

Existem vários aplicativos que podem te ajudar a meditar com aulas guiadas e vídeos explicativos. Separamos alguns confiáveis e disponíveis para Android e iOS que podem te ajudar nessa jornada: 

1. Headspace  

Headspace tem vários vídeos explicativos com animações que tornam a meditação algo simples e fácil de entender. Além disso, ele disponibiliza 10 sessões gratuitas de meditação guiada com 10 minutos cada.  

2. Insight Timer  

No Insight Timer, você pode meditar com sons ambientes, mantras ou áudios guiados com diversas finalidades, desde dormir melhor ou começar o dia de maneira tranquila. 

3. Calm 

Calm oferece meditações guiadas e sons ambientes, além de áudios para indução do sono, programas de respiração, masterclasses e música relaxante.

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