Se você não tem 100% de certeza sobre o caminho que deseja seguir, pode ser hora de recorrer a um consultor de recrutamento, que pode lhe dar uma visão geral do setor no qual você tem interesse em se desenvolver profissionalmente, bem como conselhos sobre como fazê-lo e fornecer-lhe oportunidades que você pode não ter considerado anteriormente.

Desmascarando mitos sobre recrutamento

Usar um consultor especializado é caro.

Falso! Você não é responsável pelo pagamento dos serviços do consultor. Ao contrário, quem deve arcar com essas taxas é a empresa que busca contratar novos talentos. É importante esclarecer que, embora esse pagamento seja calculado com base no salário do funcionário que ingressará na organização, é uma despesa que deve ser arcada exclusivamente pela empresa.

Consultores de recrutamento só se preocupam com números

Mais uma vez: falso. Claro, o trabalho de um consultor é colocar candidatos em cargos vagos, mas quantidade não é igual a qualidade. Consultores são profissionais que devem zelar para que o candidato seja adequado para a função a ser preenchida e se adapte à cultura organizacional, por isso é preferível ter poucos candidatos que sejam adequados a muitos que não duram um mês no cargo.

A influência dos consultores é baixa, eles são apenas o elo entre a empresa e o candidato

Falso, falso, falso... Embora seja verdade que os consultores sirvam como uma ponte entre os gerentes de contratação e os candidatos, eles fazem muito mais do que isso. Os consultores devem saber aconselhar e recomendar o candidato mais adequado para o cargo e, por isso, param para estudar cada perfil. Eles então sugerem àqueles que tomam as decisões de contratação o candidato ideal. Suas apreciações são levadas em consideração.

Os consultores não têm mais escopo do que as vagas publicadas

Falso, novamente. E, embora grande parte do trabalho de um consultor seja para suprir necessidades manifestas de talentos, ou seja, vagas abertas, ele também cumpre a função de propor candidatos a empresas que não estão necessariamente em busca ativa, se acreditarem que essas pessoas contribuiriam para o crescimento da organização.

Consultores cuidam apenas dos interesses da empresa

Pela última vez, falso! O consultor deve ser capaz de mediar entre os interesses da empresa que o contrata e do candidato, que disponibiliza o seu tempo, competências e conhecimentos. Isso implica que o profissional de recrutamento deve mediar os dois interesses e chegar a um acordo em que ambas as partes sejam favorecidas. Se o recrutador não ouvir as solicitações do candidato, é provável que esse funcionário não esteja satisfeito com a função e em breve comece a procurar outro emprego.

O que fazer e o que não fazer em uma entrevista com um consultor?

É aconselhável que você veja a primeira conversa com o consultor como uma oportunidade, assuma que ele é o responsável pela contratação. Tente destacar seus pontos fortes e estar aberto às sugestões deles.

Contratos

Não minta. Se você disser a verdade, é mais provável que você e a empresa contratante fiquem satisfeitos com o que acordarem. Um ponto importante a ser discutido é o seu salário e as expectativas de crescimento profissional.

A comunicação fluente é fundamental, por isso é recomendável que estejam atentos aos seus e-mails para responder às oportunidades que o consultor compartilhar com você. Além disso, se você encontrar uma oferta por outros meios, informe-os.

O consultor é um profissional com experiência na sua área, por isso é recomendável praticar a escuta ativa e estar disposto a implementar os conselhos que ele lhe dá sobre como se preparar para a entrevista ou como modificar o seu currículo para que se destaque.

Tem interesse em entrar em contato com um de nossos consultores especializados?


Encontre o emprego dos seus sonhos e alcance seu máximo potencial.

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo