10 essential tips to help you multitask

Hoje em dia, estamos todos com pressa, indo e voltando do trabalho. Sempre temos uma longa lista de tarefas a cumprir e muitas vezes as horas que temos a cada dia não são suficientes.

Dizem que temos que aprender a gerir o tempo, mas a realidade é que o tempo é o que é: 24 horas por dia para todos! O que podemos fazer é aprender a administrar o que fazemos com ele e desenvolver nossa capacidade de ser cada vez mais produtivos.

Como podemos obtê-lo sem nos desgastarmos?

Saber definir prioridades, ou seja, determinar a urgência e a importância das tarefas, é essencial; também, é claro, evite a procrastinação, que nada mais é do que aquela "arte" de deixar tudo "para o amanhã"... isso soa familiar?

Aqui estão 10 chaves que o ajudarão no seu dia a dia para ser um profissional mais produtivo e eficiente.

10 segredos para ser mais produtivo no trabalho

1. Evite multitarefa

Na realidade, não podemos realizar multitarefas, pelo menos se for algo importante e exigir a máxima atenção.

2. Cuide do seu ambiente

Encontre um lugar onde seja fácil para você se concentrar, identifique o que rouba seu tempo e controle o que o engana. Às vezes, por exemplo, será melhor desligar o celular ou silenciá-lo por muito tempo.

3. Coloque um limite de tempo nas tarefas

Determine quanto tempo você precisará para cada uma. No começo é complicado, mas aos poucos você vai sendo mais realista com a dedicação que cada coisa exige. Isso o ajudará a organizar melhor o seu tempo.

4. Agrupe tarefas semelhantes e sistematize-as

Por exemplo, faça todas as chamadas telefônicas que você tiver no mesmo período de tempo. Além disso, desenvolva formas ou procedimentos para fazer com que tarefas mais rotineiras levem cada vez menos tempo. Automatize!

Multitask essential

5. Faça o que você não gosta primeiro.

Se você começar com o que mais gosta, vai acabar gastando ainda mais tempo do que precisa e vai se cansando aos poucos para fazer o que menos gosta.

6. Se algo surgir rápido e fácil, faça!

Não escreva, porque certamente você perde mais tempo com isso do que fazendo isso imediatamente.

7. Evite cair no perfeccionismo

“O ideal é inimigo do bom”, diz um ditado popular. Portanto, quando estiver fazendo uma tarefa, pergunte-se se está sendo muito exigente consigo mesmo.

8. Aproveite os recursos e ferramentas ao seu alcance

Felizmente, a tecnologia nos oferece muitos aplicativos que você pode aproveitar para ser muito mais eficiente. Seja curioso e procure aquelas que facilitam sua vida! Por exemplo: um calendário ou agenda online, hospedagem na nuvem de seus arquivos, modelos de gerenciamento de projeto, etc.

9. Reserve intervalos de tempo para planejar e organizar

Acompanhe o que foi feito, o que você ainda tem pendente, o que surgiu e você não levou em consideração. Reorganize-se constantemente.

H3 10. Reconheça sua curva de energia e fique em forma.

Por fim, também é importante que você conheça bem o seu biorritmo, sabendo identificar quando você tem um melhor desempenho e com que frequência tem que parar para recarregar as baterias. E claro, não se esqueça de fazer uma alimentação saudável e praticar alguns exercícios, essenciais para o seu nível de concentração e produtividade.

As organizações precisam ser produtivas para ter sucesso, por isso a cada dia é mais relevante que os profissionais sejam altamente eficientes. Se você trabalha como profissional autônomo, seu tempo será ainda mais valioso, pois será um dos seus ativos mais importantes. E se a sua situação é que está a meio do processo de procura de emprego, tem um bom espaço para começar a aplicar tudo o que lhe dizemos! Porque organizar-se bem também será essencial para concretizar o que se propõe.


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