Você está procurando um emprego? Você sabe quais são as melhores plataformas e os métodos mais inovadores? Sem dúvida, a procura de emprego é um dos pontos-chave em qualquer carreira profissional. Por isso, preparamos um guia simples com algumas dicas que irão aprimorar suas habilidades e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de busca, tanto online quanto offline

Antes de começar, você deve se fazer três perguntas:

  • Quais são seus conhecimentos e habilidades? Defina-os e lembre-se de não se concentrar apenas em suas hard skills. Atualmente, suas habilidades pessoais são iguais ou mais importantes para os
  • Em que setor você gostaria de trabalhar? Pode ser a hora de decidir se você deseja explorar e aprender novos conhecimentos para atingir um maior grau de especialização em outras áreas;
  • Como seria sua empresa ideal? É importante deixar claro quais são os valores que a empresa para a qual você deseja trabalhar deve ter, sua política de pessoal e ambiente de trabalho. Para cada vez mais pessoas o salário emocional é mais importante do que o econômico.

Depois de esclarecer essas três questões, você está pronto para começar o processo:

Make a job change

Desenhe um perfil atraente

O LinkedIn é, sem dúvida, a principal plataforma que os recrutadores usam, mas existem muitas mais. Por exemplo, o Job Match, do PageGroup , é uma ferramenta online de busca de empregos que combina o conteúdo do currículo pessoal com a descrição das ofertas, mostrando apenas aquelas que são adequadas ao perfil.

Todos esses espaços recebem ofertas de empregos de seus parceiros e de empresas nacionais e internacionais, e são ideais tanto para buscar quanto para se manter atualizado com as novidades do seu setor.

A primeira regra a se destacar e para que os recrutadores notem você é ter um perfil interessante e atraente. Para isso:

  • Mantenha todos os seus dados atualizados;
  • Forneça detalhes específicos de suas funções anteriores, projetos nos quais você trabalhou e realizações que você alcançou;
  • Use os tecnicismos do seu setor para transmitir todos os seus conhecimentos;
  • Adicione não apenas suas habilidades técnicas, mas também suas habilidades sociais;
  • Inclua os idiomas que você fala junto com os certificados que comprovam o seu nível;
  • Use uma foto profissional. É importante que você use um estilo de vestimenta neutro e que a imagem seja feita sobre um fundo branco.

Depois de ter tudo pronto, peça a seus colegas, atuais e antigos, apoio e recomendações .

Outra estratégia para chamar a atenção dos recrutadores é contatá-los diretamente. Siga-os e envie-lhes um convite para conhecê-lo. Além disso, desta forma, você garantirá que receberá todas as informações e ofertas mais recentes publicadas em seus perfis.

Pesquisa de emprego personalizada

As plataformas de busca de empregos online são altamente desenvolvidas e cada vez mais introduzem novos recursos para os usuários realizarem buscas específicas e relevantes . Mas lembre-se de que o uso excessivo de filtros pode restringir muito os resultados. É conveniente alargar um pouco os intervalos para não perder uma boa oportunidade. Da mesma forma, se você não tem problemas de mobilidade, é positivo incluir vários locais para aumentar suas opções. Por outro lado, é importante que crie alertas no nosso site com as suas preferências para que receba notificações diretas por e-mail.

Aplique esses mesmos critérios ao assinar boletins informativos de ofertas de emprego . Eles são uma forma muito confortável de ser informado sobre novas posições.

Seja paciente e leia com atenção

Não fique apenas com o título, lembre-se de que muitas empresas usam nomes diferentes para o mesmo cargo . Portanto, leia atentamente a descrição da oferta para não perder uma oferta que pode ser perfeita para você.

E a tradicional procura por um emprego?

O foco em canais online é inevitável, mas a busca clássica ao longo da vida pode ser ainda mais produtiva. Existe uma elevada percentagem de ofertas que não são publicamente conhecidas e, em muitos casos, as empresas optam por pessoas que sejam endossadas e com referências. E mais: sabia que alguns dados indicam que quase metade dos jovens encontra o primeiro emprego graças a um familiar ou conhecido? Portanto, comece com o seu círculo mais próximo : diga aos seus amigos, conhecidos e familiares que você está procurando trabalho e que eles, por sua vez, comentem no ambiente deles. Por fim, é importante que você se mantenha ativo e atualizado: participe de eventos, feiras, cursos ou conferências do seu setor e aproveite para se apresentar aos palestrantes e trocar contatos.

E lembre-se que todos os espaços podem ser uma oportunidade : clubes sociais, eventos do seu setor ou até aulas de ginástica podem ter um impacto muito positivo. Seja persistente e seja positivo porque você nunca sabe onde pode aparecer aquela oportunidade que você sempre buscou.


Encontre o emprego dos seus sonhos e alcance seu máximo potencial.

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo