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A área de marketing foi acompanhando as transformações tecnológicas e digitais que influenciaram o mercado, o comportamento do consumidor, as formas de fazer negócios e as relações.
Daniel Winograd, Consultor Sênior de recrutamento para Digital e Varejo na Michael Page, comenta:
O marketing da criação e do offline, dos investimentos em mídia de TV e outdoors, foi se direcionando cada vez mais para plataformas digitais, tráfego e mídias pagas online. A própria TV ampliou sua atuação investindo no streaming e na presença digital. Para empresas modernas e startups, uma das cadeiras mais importantes e estratégicas é a do VP de Marketing, Growth e Data. Em indústrias ou companhias mais tradicionais, voltadas ao marketing institucional, o movimento do digital acontece mais devagar. Ainda assim, todas elas estão passando por uma transformação digital, em maior ou menor grau, e foram descobrindo outros caminhos para chegar ao consumidor.
Diante das mudanças, o profissional de marketing foi se adaptando ou migrando para outras funções. Daniel explica:
O marketing direcionado à comunicação ainda preserva o perfil do profissional criativo. Já o marketing de performance, busca o profissional analítico.
Aqueles que escolheram o caminho do digital, seguem em ritmo constante de atualização em cursos técnicos específicos para o funcionamento das plataformas digitais, análise de tráfego, SEM e SEO, mídia paga, analytics e performance.
O engenheiro do marketing não tem a ver necessariamente com a formação em engenharia, mas sim uma forma de ilustrar um perfil analítico, técnico e data driven. Esse profissional pode vir de qualquer campo de estudo hoje em dia. Já conheci VP de Marketing com formação em agronomia.
Para posições de VP, Diretor, CMO, Head de Growth e Marketing de Performance, as empresas buscam profissionais que tenham a expertise analítica com bons cases no online e que também tragam na bagagem a experiência com offline e construção de marca. Winograd acrescenta:
Empresas que não têm estrutura para subdividir o marketing em várias equipes e líderes, especialmente as startups, buscam um perfil integrado de profissional, que seja capaz de unir os dois mundos do on e do off, fazendo construção de marca e performance. Esse é um desafio para os profissionais mais jovens que trilharam a carreira exclusivamente no online.
Daniel finaliza:
Muitas empresas, principalmente as mais novas, já contratam profissionais sem diploma. O mais importante na seleção é a experiência, o que já construiu, que habilidades comportamentais possui e quais são as especializações técnicas no digital. O profissional com experiência em construção de marca, aquisição de cliente, análise de usuário e plano de lançamento de marca é muito valorizado.