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É muito comum que ao começar a busca por novas posições no mercado, o profissional comece a se questionar quais são os principais itens avaliados em seu perfil do Linkedin pelos recrutadores.
Para que você possa entender melhor o que os profissionais de recrutamento avaliam no momento que encontram seu nome na plataforma, trago aqui 04 pontos que podem fazer toda a diferença no seu seguimento em um processo seletivo:
01 – Seu título:
Sabe aquela informação que aparece em seu perfil, logo abaixo do nome? Esse é o seu título, ele é a primeira coisa que um recrutador lê ao fazer a busca por perfis na plataforma do Linkedin, e essa informação pode fazer com que ele escolha analisar mais profundamente seu perfil, ou não. Por isso, evite colocar títulos como “em busca de recolocação” ou “disponível no mercado”, e dê preferência por incluir palavras chaves do seu ramo de atuação, formação acadêmica e área de interesse. Por exemplo: Engenheiro Mecânico, Gestão de Manutenção, Coordenador de Manutenção de Frota.
02 – Experiência profissional:
Seus dados de experiência profissional são muito importantes, e apesar do Linkedin não ser um currículo, ele deve estar tão completo quanto esse documento.
É através das informações que estão contidas nesse campo que o recrutador vai entender melhor sua trajetória de carreira e identificar se você tem, ou já teve, contato com responsabilidades especificas da vaga que está em aberto, o que faz com que o interesse dele por seu perfil, aumente.
Por isso, busque manter suas experiências sempre atualizadas, isso vale para seu cargo (inclua promoções, elas ajudam a mostrar seu crescimento), empresa e datas. Além disso, utilize o campo de descrição de cada cargo para incluir suas principais responsabilidades naquela função, aproveite para usar palavras chaves de seu campo atuação, isso faz com que você seja encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de buscas da plataforma.
Dica extra: organizar essas responsabilidades em tópicos ajuda ainda mais a visualização!
03 – Formação acadêmica:
Da mesma forma que suas experiências profissionais são importantes para um recrutador, sua formação acadêmica também é. Por isso, incluir nessa aba cursos técnicos, graduações e especializações que você esteja cursando, ou já tenha finalizado é bastante importante.
Lembre-se que algumas vagas, principalmente aquelas mais técnicas, exigem formações especificas e, tendo essa informação atualizada, o recrutador já poderá saber que você se encaixa na posição que ele está trabalhando. Inclua na aba de Licenças e Certificados os principais cursos que fez nos últimos dois a três anos. O mesmo vale para cursos extras, palestras, seminários e conferências que você tenha participado.
04 – Idiomas:
Incluir os idiomas que você conhece e seu nível de proficiência em cada uma das línguas também pode ser um diferencial para garantir novas vagas, ou pelo menos, ter a chance de conversar com um recrutador. Mas aqui vale um cuidado: seja o mais sincero possível ao incluir nesse campo o seu nível de conhecimento, lembre-se que se o idioma por for pré-requisito para a vaga, ele será testado ao longo do processo seletivo.
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