O currículo ou CV é o seu documento de marketing pessoal, projetado para vender as suas habilidades e qualificações para um possível empregador. É o resumo de sua vida acadêmica e profissional.

Pesquisas de recrutamento e seleção sugerem que os leitores tendem a analisar um currículo dentro de 20 segundos. Sim, é pouquíssimo tempo! Então, é muito importante mostrar à primeira vista, já de cara, o porquê você tem o perfil ideal para a vaga em questão.

Para escrever um bom currículo e conseguir uma vaga de emprego, fique atento às dicas dos consultores da Page Personnel.

Seja compatível com a descrição do emprego

Facilite o trabalho do recrutador demonstrando uma compatibilidade clara das suas habilidades com as exigências da vaga. Por isso, é tão importante ler as descrições das posições.

Demonstre claramente como você atende às habilidades principais, experiências e atributos que o empregador está procurando. Realce seus pontos fortes mais relevantes e elimine detalhes que não são relacionados ao cargo.

No momento de escrever seu currículo, use palavras chave semelhantes àquelas usadas na descrição da vaga para criar um vínculo na mente do leitor.

Foque nas suas realizações

Realçar suas principais responsabilidades é importante, mas não liste sua jornada de trabalho diária. Seu currículo deve focar nas realizações únicas que fazem você se destacar no mercado.

Mostre como você contribuiu para as suas empresas anteriores ou com o seu grupo de trabalho escolar. Você economizou dinheiro ou tempo? Superou suas metas, resolveu problemas? Melhorou processos ou atraiu novos clientes? Sempre que possível, deixe claro qual foi seu papel naquela posição, mostrando em quais pontos você pode contribuir.

Trazer exemplos curtos, objetivos e reais é sempre muito interessante.

Aproveite e veja o que fazer e o que não fazer em uma entrevista de emprego

Como escrever um bom currículo? Seu CV possui uma leitura agradável?

O tom do seu currículo deve ser entusiasmado, otimista e, acima de tudo, profissional. Coloque seus pontos fortes e mais relevantes em primeiro lugar.

Seja claro e objetivo. De forma resumida, procure deixar o recrutador com vontade de te conhecer pessoalmente.

Use palavras de ação como "completei", "desenvolvi" e "gerenciei", e superlativos como "primeiro", "melhor" e "maior". Apresentar suas realizações honestamente e com confiança, usando palavras de alto impacto te ajudará a se destacar e tornar o seu currículo mais atrativo.

Qual é a estrutura de um bom currículo?

Insira seus dados de contato na parte superior do CV. Inclua seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail. Em seguida, liste as suas formações acadêmicas mais relevantes, começando pelos seus estudos mais recentes.

Depois, vem seu histórico de carreira em ordem cronológica reversa. Liste o nome do cargo, nome do empregador, uma breve descrição da empresa, e as datas em que você trabalhou lá. Também escreva suas realizações no cargo e principais responsabilidades e tarefas.

Não se esqueça de inserir os idiomas e softwares específicos que saiba utilizar, com seus respectivos níveis de atuação – iniciante, intermediário, expert, avançado, fluente etc.

Encerre seu currículo nomeando suas referências, ou declarando que eles estarão disponíveis se solicitado. Coloque uma foto somente se o empregador solicitar no momento da candidatura.

Formatar adequadamente

Mantenha o layout do seu CV o mais simples possível, deixe o destaque para as suas informações.

Valorize espaços em branco, informações com marcadores e uma fonte simples e legível. Duas ou três páginas normalmente são suficientes, então escolha uma linguagem clara e concisa.

É uma boa ideia ter seu currículo revisado por algum familiar ou amigo. Afinal, quanto mais pessoas te passarem suas impressões, melhor as suas chances de conseguir um emprego.

E por que não nos enviar o seu CV? Nossos consultores podem te ajudar a estruturar um ótimo currículo.

Aproveite e fique de olho nas nossas vagas.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo