O recrutamento e seleção não é um bicho de sete cabeças. Mesmo assim, alguns recrutadores ficam espantados pela pouca preparação dos candidatos em uma entrevista. São raras as oportunidades onde o recrutador encontra alguém, mesmo em nível sênior, que pode articular seus objetivos de carreira ou até mesmo nomear empresas ou setores onde gostaria de trabalhar.

Você tirará mais proveito de uma entrevista se você estiver bem preparado, saber quais são os seus próximos passos, suas experiências anteriores e como você quer abordar sua procura por um novo emprego. E atenção! Uma má performance com o recrutador possui algumas consequências.

Se você for mal em uma entrevista com o gerente de recrutamento de uma certa empresa, provavelmente, essa é uma organização com a qual você não voltará a falar no futuro. Caso sua entrevista seja com um recrutador de uma consultoria, que pode abrir vagas para diversas empresas na sua área, poderá haver uma restrição com o seu nome, não sendo apresentado para os clientes.

Leia também: o que são habilidades transferíveis?

Para que você não passe por situações desagradáveis em uma entrevista de emprego, abaixo listamos alguns comportamentos e atitudes que você deve tomar, além de enumerarmos algumas ações que devem ser abolidas no seu encontro com um recrutador.

O que devo fazer em uma entrevista?

Vista-se de maneira adequada

A apresentação importa. Um recrutador espera que você se vista de acordo com a situação. Eles querem ver você vestido formalmente. Se sua entrevista é para uma empresa que adota o código de vestimenta mais casual, você pode se vestir mais despojado, mas é sempre bom buscar uma vestimenta de negócios.

Sua roupa deve ser elegante e confortável para que você não fique ajustando ou se movimentando constantemente. É sempre necessário usar traje social completo? Talvez não. Mas o esforço é relativamente baixo e pode fazer a diferença na pré-seleção, especialmente em um mercado de candidatos excepcionalmente qualificados. Se vista no padrão mais formal do setor. Vestir-se elegantemente nunca prejudicará o candidato.

Evite atrasos, chegue na hora certa

Este é um requisito básico. Não chegue muito cedo ou muito tarde. Obviamente, mais cedo é melhor do que mais tarde, mas se você chega uma hora antes, também pode ser constrangedor.

Se você se atrasar, o recrutador pode pensar que você fará a mesma coisa quando for enviado para conhecer o gestor da vaga. Portanto, verifique com antecedência estacionamentos ou transportes públicos para o local, o tempo do trajeto e o trânsito. Não há nada de errado em reservar um tempo caso ocorram imprevistos, mas esse tempo não deve ser mais do que 10 a 15 minutos.

Seja organizado

Mantenha uma planilha ou uma agenda atualizada com todas as informações sobre sua busca por emprego. Anote com quem falará, com quem já conversou anteriormente, os horários e datas e as empresas com as quais já entrou em contato etc. Ser organizado ajuda a sua vida e passa confiança para os recrutadores.

Leia e conheça o seu CV

Há momentos em que os candidatos acabam esquecendo as informações que estão em seus currículos. Por isso, leia, releia e conheça cada passo de sua trajetória profissional. Você precisará dar detalhes do seu CV durante uma entrevista.

Estudando o currículo, você poderá explicar com segurança cada uma de suas experiências passadas - sem falar que se sentirá mais confortável durante a entrevista. Exemplos fortes e fáceis de serem explicados de seus cargos anteriores são essenciais: você deve ser capaz de explicá-los em uma ou duas frases. Acesse nossas dicas de entrevista para saber como apresentar um CV perfeito.

Pesquise sobre a consultoria de RH

Antes da entrevista de emprego, pesquise quais empresas a consultoria representa ou com quais eles possivelmente trabalham. Se houver uma empresa ou setor em particular que você estiver interessado, e seu recrutador tiver uma relação com eles, fazer essa conexão será muito mais fácil e interessante para os dois lados.

O que não fazer em uma entrevista?

Enviar CV sem endereço

Se você quiser espantar um recrutador, remova seu endereço do CV. Por quê? Imagine: Alguém que more em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, vai buscar vagas de maneira totalmente diferente de alguém que vive em Salvador, na Bahia.

Se você está preocupado porque sua cidade é diferente da qual você está buscando um emprego, basta adicionar uma nota em seu currículo: disponível para mudança ou morando em São Paulo e disposto a se mudar para São José do Rio Preto.

Quanto mais você dizer, mais informações corretas passar, suas chances de uma entrevista aumentam.

Ser excessivamente flexível

Não coloque frases como: "estou disposta a fazer qualquer coisa e a trabalhar em qualquer empresa". Isso fica longe de te fazer parecer uma pessoa flexível. Na verdade, isso torna o trabalho do recrutador mais difícil, pois não haverá um filtro para o seu CV e ele poderá passar despercebido.
Tenha um plano de carreira e compartilhe-o. Assim, será mais fácil encontrar o emprego que você realmente quer. Se você não estiver certo sobre qual cargo exato deseja, detalhe os tipos de funções nas quais você obteve sucesso anteriormente ou das quais você gostou de trabalhar no passado.

Mudar de assunto

Quando um recrutador conhece você, ele tem entre 45 minutos a uma hora para ouvir sua história de carreira e qual o seu objetivo. Nessa situação, ser sucinto e direto é a melhor forma de passar por todas as perguntas que o recrutador fará.
Certifique-se de que você está realmente ouvindo a pergunta e focado em responder da melhor forma. O recrutador pedirá mais detalhes, se necessário. Isso acontece especialmente se você estiver se encontrando com um consultor que trabalha nos mercados de estagiários ou temporários.

Esconder seus erros do passado

Não há necessidade de mentir sobre intervalos no seu CV ou um curto período de tempo em um emprego. As pessoas cometem erros nas suas carreiras, fazem intervalos, vão viver com os pais e voltam a estudar o tempo todo. Então, seja honesto para que o recrutador construa confiança na relação, o que o ajudará a se sentir confortável em te representar para clientes.

Não entrar em contato com o recrutador

Viajar ou ter um compromisso inadiável não é algo grave, desde que você avise ao recrutador. Não há nenhum problema em ficar indisponível, mas é importante que os recrutadores saibam disso para que não agendem entrevistas nas quais você não poderá comparecer. Esta atitude não ajuda ninguém - nem você, nem seu recrutador ou possíveis empregadores.
Por fim, deixe que o recrutador te dê um feedback, ouça-o e aprenda com ele. Ser rejeitado para um cargo não deve ser algo legal, mas o seu recrutador poderá te ajudar com uma crítica construtiva sobre o motivo de você não ter passado. Então, reserve um tempo para escutar, refletir e considerar como você usará esse conselho da próxima vez. O seu recrutador está ao seu lado! Lembre-se: ele quer que você encontre um bom emprego, por isso não fará críticas se não tiver motivos.

Visite nossas vagas e encontre um emprego ideal para o seu perfil.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo