A gestão remota de pessoas é um trabalho contínuo e árduo. Ao trabalhar em um escritório, raramente percebemos como a comunicação direta e pessoal facilita a rotina. É comum que colaboradores remotos estejam cinco passos atrás daqueles que estão no escritório, uma vez que pequenas decisões tomadas em bate-papos pessoais podem afetar a equipe que não teve acesso a essa conversa. 

Em caso de dúvidas, a melhor solução é sempre entrar em contato com a sua equipe, seja por e-mail, Skype ou WhatsApp. A seguir, compartilhamos seis sugestões para aprimorar a gestão de forma que a equipe remota esteja alinhada e em harmonia com a rotina do escritório: 

Compartilhe um resumo diário 

Ao final de cada dia, colete pontos de vista sobre os principais projetos em andamento. Se houver uma conversa aberta sobre processos, questões e dificuldades e alguma decisão for tomada ao longo do dia, tudo deve ser documentado e enviado aos membros da equipe remota. Dessa forma, eles se sentirão mais incluídos e informados, além de poderem ajudar com ideias e sugestões. 

Organize objetivos, tarefas e prazos claros 

É fundamental que a equipe remota saiba o que é esperado dela a longo e curto prazo, assim os funcionários se sentirão empoderados, independentes e sob controle. Por meio de reuniões regulares, é preciso estabelecer quais as funções de cada um para os próximos dias, semanas e meses. Acompanhe de perto o desenvolvimento e desempenho dos colaboradores, podendo ajudá-los quando necessário. 

Reconheça a equipe publicamente 

As equipes remotas geralmente não recebem aqueles pequenos elogios necessários para aumentar a motivação. Mostre seu reconhecimento aos funcionários publicamente, seja em uma reunião online ou por e-mail. Não precisa esperar uma conquista grande para elogiá-los, reconhecimentos simples fazem com que eles se sintam incentivados a trabalhar cada vez melhor. 

Envolva a equipe em comemorações 

Criar memórias compartilhadas é uma das melhores maneiras para unir as equipes. Ao concluir um grande projeto, não esqueça dos colaboradores remotos na comemoração. Uma ideia é juntar todos os funcionários e celebrar por meio de uma chamada de vídeo. Enviar cartões e bolos para as equipes também faz com que as pessoas se sintam incluídas e motivadas com um pequeno custo. 

Marque reuniões dentro do fuso horário 

Se você estiver gerenciando equipes internacionais, faça reuniões em um horário conveniente para todos. Não comprometa seus colegas com atividades no horário do almoço ou depois do expediente do trabalho. 

Dê atenção a todos 

A comunicação via telefone ou vídeo é mais difícil. Muitas vezes, as pessoas sentem dificuldade de interagir em reuniões online. Evite confusões e faça sua equipe se sentir ouvida e incluída. Sempre pergunte se alguém tem alguma dúvida ou alguma questão a ser acrescentada. As reuniões devem ser gravadas e enviadas para todos, assim a possibilidade de qualquer mal-entendido é evitada. 

Ao gerenciar pessoas a distância, você deve dar uma atenção especial à comunicação para que todos se sintam parte da equipe de fato. Uma vez que os colaboradores remotos sentem que estão em sintonia com o trabalho do escritório, todos saem ganhando. 

iOS App Store logoAndroid Google Play logo