As entrevistas baseadas em competências lhe darão uma boa ideia de como seu candidato aplica suas habilidades em diferentes situações.

Existem diferentes tipos de perguntas que são feitas em entrevistas por competências, nós as agrupamos em cinco áreas de acordo com as competências que são medidas:

Competições individuais

Essas questões referem-se a aspectos como: conhecimento, flexibilidade, tenacidade, firmeza, integridade pessoal, gerenciamento de riscos e independência. Um exemplo de pergunta é: "Conte-me sobre uma ocasião em que o trabalho que você fez foi questionado".

Habilidades motivacionais

Essas perguntas devem mostrar aspectos como: motivação, motivação, orientação para resultados, energia, resistência, iniciativa e capacidade de foco. Um exemplo de pergunta é: “Quando foi a última vez que você sentiu que o trabalho que fez foi o mais difícil e ao mesmo tempo teve a maior sensação de sucesso?”

Conducting a successful job interview

Habilidades analíticas

Questões referentes a aspectos de aprendizagem prática, habilidades de tomada de decisão, habilidades analíticas, inovação, resolução de problemas e atenção aos detalhes. Um exemplo de pergunta é: "Explique um momento em que você identificou uma nova abordagem para um problema."

Habilidades de liderança

Referem-se a aspectos como: liderança, sensibilidade social, pensamento estratégico, controle gerencial e gerenciamento de projetos. Um exemplo de pergunta é: “Você já administrou uma equipe para atingir uma meta e, em caso afirmativo, como?”

Habilidades interpessoais

Estes mostrarão de um candidato: liderança, habilidades sociais e habilidades de trabalho em equipe. Um exemplo de pergunta é: "Descreva uma situação na qual você trabalhou com sucesso como parte de uma equipe."

Adapte as perguntas

Você deve elaborar perguntas com base nas competências relevantes para o cargo e sua empresa. Isso permitirá que você avalie se os candidatos têm as habilidades necessárias para o trabalho que lhe é oferecido. Considere se você está procurando liderança e delegação ou mais habilidades de trabalho em equipe e comunicação, por exemplo. Quando você sabe quais habilidades são prioritárias, pode fazer perguntas nessa direção.

O que procurar

Você deve ter uma ideia clara do tipo de pessoa que procura antes de realizar uma entrevista de competência, as respostas dos candidatos são um fator decisivo.

Por exemplo, quando você faz uma pergunta bastante direta como “descreva uma vez que você teve que usar X”, você será capaz de avaliar a partir de sua resposta o grau de habilidade do candidato para realizar aquela tarefa. Fazer perguntas mais gerais torna o processo mais difícil, pois as respostas serão menos específicas: você terá que usar seu próprio julgamento para saber se foi bem-sucedido em sua posição anterior.

Você também deve ser capaz de deduzir os pontos fortes e fracos de um candidato a partir de suas respostas; avaliar se eles mostram vontade de aprender ou se mostram uma atitude negativa em relação a uma tarefa.

Entre em contato com um de nossos consultores de pessoal da página para saber como podemos ajudá-lo.


Encontre as pessoas certas para sua equipe e/ou empresa.

Está procurando os melhores talentos para sua empresa?

Conheça nossas áreas de especialização e os benefícios de trabalhar conosco.

Recrute conosco

Estudo de Remuneração - Brasil 2022

Descubra se os salários de sua empresa são competitivos.

Conheça o estudo

Estudo de Perspectivas LATAM 2022

Saiba mais sobre as tendências de emprego na região.

Acesse o estudo

Dicas para empresas

Recomendações de nossos consultores para atrair, desenvolver e reter talentos.

Visite a seção
iOS App Store logoAndroid Google Play logo