Contratar remotamente é um desafio. Os melhores talentos são escassos e a competição entre as empresas para incorporá-los e conseguir sua permanência é acirrada. Independentemente do tamanho da organização, seus colaboradores são um de seus principais e mais importantes recursos. É por isso que na hora de contratar é essencial levar em consideração várias coisas, incluindo soft e hard skills.

Pensando nisso, apresentamos nosso guia com dicas para avaliar talentos durante o recrutamento remoto.

Contratar remotamente com o Método STAR

O modelo STAR corresponde à sigla Situation, Task, Action and Result. Este método consiste em identificar uma situação e como as pessoas se adaptam e lidam com ela, como influenciam o resultado final e o que aprendem com os desafios que surgem.

  • Situação: o candidato deve descrever uma situação que vivenciou na qual colocou em prática uma habilidade;
  • Tarefa: aqui o candidato é solicitado a destacar a tarefa que deveria ter sido realizada para enfrentar a situação;
  • Ação: neste momento, o candidato deve mostrar o que fez, destacando as habilidades que foram colocadas em prática e outras características pessoais relevantes para o caso;
  • Resultado: o candidato tem que contar como a situação foi resolvida, quais resultados foram obtidos e quais lições ele aprendeu.

Make the right hire and assess talent effectively

Um exemplo de um método STAR

Esse método pode ser exemplificado com a seguinte pergunta: Você poderia citar um exemplo de projeto que...

  • Eu estava atrasado com uma tarefa (situação),
  • Como você decidiu colocar a tarefa em dia (tarefa),
  • O que você fez para alcançar essa meta (ação),
  • O que você aprendeu e como isso impactou em projetos futuros (resultado)?

Soft skills no recrutamento remoto

A avaliação das soft skills é um ponto essencial em todo o processo de contratação. Isso pode nos dar uma boa ideia de como o candidato trabalhará com os outros, quanta influência terá ao lidar com as partes interessadas e sua capacidade de superar desafios. Existem inúmeras soft skills que uma pessoa pode ter, e às vezes é difícil avaliá-las.

Primeiramente, faça uma lista das principais habilidades para o cargo: Qual perfil você precisa? Alguém com habilidades de comunicação eficazes? É preferível um perfil que cumpra as regras ou que proponha alternativas aos processos atuais? É importante que você considere as habilidades que já estão presentes na equipe, para que possam ser complementadas e aprimoradas.

Habilidades técnicas

Um exemplo com clareza e detalhamento em que o candidato demonstre possuir as habilidades técnicas necessárias é um excelente começo. Embora seja verdade que é mais fácil verificar as habilidades técnicas do que as soft skills, também é um requisito começar listando quais são as habilidades necessárias para o cargo vago.

Perguntas baseadas em competências podem ser de grande ajuda e se você puder combiná-las com o método STAR. Concentre-se nas principais áreas e tarefas que o candidato terá que cobrir, prestando atenção aos detalhes sobre os resultados e suas medições.


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