A fórmula do candidato perfeito é tão secreta quanto a da Coca-Cola. Atualmente, os setores são tão diversos que para cada cargo existem tantos “candidatos perfeitos” quanto pessoas no mundo. Porém, nossos anos de experiência nos permitem revelar quatro características que permitem a um candidato se destacar de qualquer outro.

1. Flexibilidade

Em primeiro lugar, o candidato perfeito deve ser flexível. Vivemos um tempo em que as empresas estão mudando, se modernizando e, aos poucos, entrando na era digital. Ao contrário de anos anteriores, as empresas já não procuram uma pessoa para ficar no mesmo cargo para o resto da vida. Agora, querem completar suas equipes com pessoas versáteis, com facilidade para se adaptar às mudanças, dispostas a enfrentar desafios e sem medo de aceitar qualquer tipo de mobilidade, nacional e internacional.

2. Boa iniciativa

A iniciativa é o segundo ingrediente que deve completar o candidato perfeito. Essa pessoa é caracterizada por sua capacidade de antecipar eventos. Hoje em dia, os patrões valorizam muito mais ter pessoas autônomas, das quais não precisam estar constantemente à espreita. Dessa forma, um trabalhador com iniciativa é capaz de tomar decisões por si mesmo, sem a necessidade do apoio de terceiros.

Attract the right candidate to help your business grow

3. Capacidade de trabalhar em equipe

O candidato ideal é aquele que gosta de trabalhar em equipe e se sentir totalmente integrado. As empresas estão atentas a esta realidade e, de fato, já têm mecanismos de trabalho em grupo integrados, nos quais os departamentos não são tão individualizados como no passado.

Essa pessoa deve ser capaz de interagir com diferentes áreas, praticar a escuta ativa, enquanto se coordena com outros departamentos. Temos que ter em mente que o sucesso de uma empresa está baseado na busca de um mesmo objetivo por todos os colaboradores, e isso só será alcançado se vocês trabalharem em equipe.

4. Bom gerente de tempo

Qualidade e velocidade não precisam ser incompatíveis, mas sim andar de mãos dadas. Por isso, é fundamental que os colaboradores saibam gerir o seu stress, as pressões a que estão sujeitos e o seu tempo.

O candidato perfeito deve saber a diferença entre o que é uma tarefa urgente e uma tarefa importante. A urgência está associada ao tempo; enquanto a importância está associada ao alcance dos objetivos. Algo urgente requer atenção imediata, enquanto algo importante pode ser resolvido a curto ou mesmo a longo prazo.


Encontre as pessoas certas para sua equipe e/ou empresa.

Está procurando os melhores talentos para sua empresa?

Conheça nossas áreas de especialização e os benefícios de trabalhar conosco.

Recrute conosco

Estudo de Remuneração - Brasil 2022

Descubra se os salários de sua empresa são competitivos.

Conheça o estudo

Estudo de Perspectivas LATAM 2022

Saiba mais sobre as tendências de emprego na região.

Acesse o estudo

Dicas para empresas

Recomendações de nossos consultores para atrair, desenvolver e reter talentos.

Visite a seção
iOS App Store logoAndroid Google Play logo