Como gerente iniciante, é provável que você encontre responsabilidades e desafios que nunca enfrentou antes. Para ser bem-sucedido, estar bem preparado e disposto a aprender coisas novas é essencial. Compartilhamos algumas dicas para garantir que a sua transição ao gerenciamento ocorra sem problemas. Boa sorte!

Esclareça o que é esperado de você

Para fazer uma transição bem-sucedida ao gerenciamento, você deve estabelecer exatamente o que é esperado de você na sua nova função. Quais devem ser suas prioridades a curto e longo prazo? Quais os principais problemas a serem resolvidos? Quais são os riscos que você deve enfrentar? Ter a resposta dessas perguntas o ajudará a entender onde você deve focar desde o início. Comunicar suas metas claras e específicas à equipe é igualmente importante.

Desenvolva as habilidades essenciais

Habilidades críticas de gerenciamento em áreas como resolução de problemas, motivação da equipe e avaliação de desempenho podem não ter sido parte da sua função anterior. Peça apoio à sua empresa em termos de treinamento para que você possa desenvolver as competências necessárias para desempenhar seu papel com eficiência. Você também pode aprimorar suas habilidades por meio de sites de gerenciamento, livros de negócios e cursos.

Aprenda a liderar bem

A mudança para a função de gerencialmente envolve mais do que apenas supervisionar projetos, pessoas e cronogramas. É esperado que você assuma o papel de líder e comunique uma visão de sucesso. Assim, permitirá que a sua equipe faça o melhor trabalho possível, inspirando outras pessoas a alcançarem seu potencial. Aprenda a incorporar habilidades de liderança ao seu estilo de gerenciamento para que você cresça à medida que desenvolve o trabalho dos colaboradores.

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Dê oportunidade para o crescimento

Muitos novos gerentes são promovidos após se destacarem nas suas funções anteriores. Uma habilidade essencial dos gerentes é a capacidade de dar oportunidade para que outros cresçam. Agora, seu papel mudou de um membro da equipe para o treinador da equipe, sendo necessário desenvolver e capacitar outras pessoas a se destacaram. Use sua experiência para orientar os funcionários, esclareça os objetivos e resultados, mas permita que eles escolham o método de trabalho por si próprios.

Siga bons exemplos

Pense nos seus gerentes anteriores e nos atributos que você admirava neles. Como eles te tratavam? Como conseguiram sua confiança? O que era a característica mais respeitável sobre eles? O que te ensinaram? Use essa reflexão para orientar seu papel como gerente. Buscar o feedback de um mentor de confiança também é importante para ajudar você a entender quais suas melhores características e quais ainda precisam melhorar.

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