Você está aqui

5 dicas de boas vindas para seus novos colaboradores

 
São nos estágios iniciais de um emprego que um novo funcionário forma suas primeiras impressões a respeito de seu papel, seus colegas de trabalho e da empresa na qual ele está se inserindo. Um programa eficiente de introdução de pessoas ajuda na formação de um ambiente agradável, reduzindo o tempo necessário para a adaptação às novas funções, ajuste a equipe e para tornar-se um profissional produtivo.
 
Abaixo algumas dicas para garantir que seu novo funcionário sinta-se acolhido e satisfeito.

Tenha um plano

 
Ter em mãos um plano estruturado para receber o novo profissional ajuda a minimizar eventuais situações de estresse. Programe com antecedência quais suas funções e as pessoas a quem deverá ser apresentado, garantindo que o plano contemple todas as etapas necessárias, treinamentos e responsabilidades durante o período de introdução. Isso ajudará o novo colaborador a compreender melhor seu papel dentro da empresa e suas obrigações.

Garanta o básico

 
Prestar atenção aos requisitos básicos irá ajudá-los a passar pelo primeiro dia sem problemas e demonstrar que você se preparou para recebê-los. Certifique-se de que o espaço de trabalho encontra-se em ordem para a chegada de seu novo funcionário e de que detalhes como login, endereço de e-mail e acesso de segurança estejam em dia. Apresente-o a todos os ambientes de trabalho da empresa, auxilie-o no levantamento de qualquer documento necessário e esclareça dúvidas que possam surgir a respeito da cultura da empresa, horas de trabalho, códigos de vestimenta, horas-extra, etc.

Seja  acessível

 
Novos funcionários vão chegar com uma série de perguntas sobre qual a melhor forma de desempenhar seu papel e se encaixar na cultura da equipe. Estimule este tipo de questionamento e agende regularmente bate papos para demonstrar seu interesse no desenvolvimento daquele profissional, oferecendo-lhe oportunidades para esclarecimento de dúvidas. Após o período de introdução, as dúvidas costumam amadurecer, por isso certifique-se de estar sempre acessível para ajudá-los em seu progresso na empresa. 

Foco nas relações

 
O nível de integração nas equipes e o entendimento da cultura organizacional são fatores cruciais para o sucesso dos novos colaboradores. Forneça uma visão geral de como a empresa trabalha, inclusive atitudes e valores que caracterizam sua cultura. Deixe clara a estrutura de liderança para que  o profissional entenda o contexto no qual está inserido. Proativamente ajude-o a desenvolver relações e contatos dentro da empresa para que o processo de acolhimento seja mais rápido.

Demonstre todo o contexto

 
Para ajudar no engajamento do novo funcionário, é importante que eles entendam como se encaixam no contexto maior da empresa. Deixe claro como suas tarefas diárias irão auxiliar no atingimento das principais metas da companhia. Explique a estrutura da empresa para que o colaborador entenda onde está inserido. Isso também irá ajudá-lo a perceber futuras oportunidades de carreira dentro da empresa.