O perfil dos profissionais de custos, controladoria e FPA da região de Ribeirão Preto.

A Região de Ribeirão Preto é um polo econômico influenciado principalmente pela atividade agrícola das cidades em torno de Ribeirão Preto, principalmente atividades ligadas a indústria sucroalcooleira. Apresenta um marcante desenvolvimento econômico e de tecnologia com o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. Além disso possui forte atuação da indústria de equipamentos médicos e odontológico, grandes realizações de feiras como Agrishow, Fenasucro e Agrocana. A região também oferece excelência em saúde e educação.

Pensando na grande atratividade da região, entre dezembro e janeiro, nós do PageGroup, conversamos com aproximadamente 150 profissionais de custos, controladoria e fp&a com o objetivo de mapear esses perfis uma vez que identificamos uma dificuldade das empresas em encontrar esses perfis. Foram abordados candidatos com cargos de analistas à primeira gestão (coordenadores e supervisores), com salários de até R$ 13.000.

Dentre os pontos abordados nessa pesquisa, podemos destacar:

• TÉCNICOS

90% dos profissionais abordados conhecem cálculo de custo industrial, 89% sabem formar preço; 92% sabem calcular margens bruta e líquida, 97% são familiarizados com relatórios real x orçado; 92% possuem conhecimentos em contabilidade gerencial e atendimento a auditoria e 75% sabem criar uma curva de receita.

• PERFIL PESSOAL

Com relação ao perfil dos profissionais abordados, 73% são homens, 27% mulheres e 68% possuem entre 28 e 45 anos.

• ERP’s & FERRAMENTAS

Outro grande requisito técnico solicitado pelas empresas é o conhecimento prévio em seu respectivo ERP ou alguma ferramenta de análise ou mercadológica. Com isso identificamos que 76% dos profissionais possuem familiaridade com o SAP, 54% com Totvs e 44% com o Power BI. Além disso 98% dominam o Excel, sendo que 13% possuem conhecimentos no VBA e 10% em SQL.

• IDIOMAS

A questão do inglês continua sendo um grande diferencial entre os candidatos dessas áreas, apenas 8% possuem inglês fluente, sendo que 59% não chegam ao nível avançado. Já com o espanhol, apenas 3% dominam a língua e quase 90% não chegam ao nível avançado. Apenas 8% dos profissionais possuem inglês e espanhol em níveis avançados ou superior.

• REMUNERAÇÃO

Com relação a remuneração dos candidatos, identificamos que para realizar uma movimentação no mercado, a média de aumento salarial gira em torno de 18%.

“Visamos oferecer ao mercado uma foto desses profissionais na região, além disso agilidade na hora de buscar esses perfis.” - Leon Affonso

Leon Affonso – Consultor Sênior de Finance & Tax da Page Personnel, formado em administração e pós graduado em marketing, possui 8 anos de experiência em multinacionais líderes dos setores financeiro, bens de consumo, educacional e consultoria. Hoje responde pelas áreas de finanças, contabilidade & tributos da Page Personnel para todo o interior do estado de São Paulo, Vale do Paraíba, Sul de MG e Triângulo MG.
 

iOS App Store logoAndroid Google Play logo