Você está aqui

Como evitar clichés em seu CV?

 
Você está trabalhando muito? Está estimulado? Motivado? Claro que está. Isso é interessante? Não exatamente.
 
Ao escrever o seu CV você deve estar constantemente pensando, "Isso é relevante e isso me posiciona como compatível para o trabalho?" Se você está dizendo que quer a função porque você quer aprender novas habilidades e avançar em sua carreira, isso não é um pouco claro para alguém que está se candidatando para um novo emprego?
 
Um empregador ou recrutador pode gastar menos de trinta segundos para analisar o seu currículo antes de decidir se quer continuar ou colocá-lo na pilha de "não". Este é o seu anúncio pessoal para um empregador e da mesma forma que você se cansa de ver o mesmo anúncio na televisão todos os dias, um recrutador se cansa de ler as mesmas palavras em um CV. Originalidade, relevância e personalidade são fundamentais e sob nenhuma circunstância você deve mentir em seu currículo, pois você será pego!

 Clichês a serem evitados

 
Infelizmente, existem algumas palavras e frases que têm sido tão usadas que os empregadores se tornaram imunes a elas e podem recusar o seu pedido de candidatura sem provas fundamentadas. Algumas palavras ‘clichês’ a serem evitadas são:
 
  • Motivado
  • Orientado a detalhes
  • Habilidade de comunicação
  • Habilidades de gestão de pessoas
  • Motivado por resultados
  • Dinâmico
  • Empreendedor
A primeira coisa a lembrar se você está tentado listar essas habilidades em seu currículo é: será que mais alguém que está se candidatando para o mesmo trabalho, não está dizendo que têm essas habilidades?
 
Não há nada de errado em dizer que você tem boas habilidades de gestão de pessoas se é uma 'especificação necessária' para a função, mas não deixe no currículo; resumidamente coloque sobre uma função anterior que suas habilidades de gestão de pessoas acrescentaram algo. Sempre mostre provas reais.

 Jargão corporativo

 
Fique longe do uso do jargão corporativo, ele torna a leitura de seu CV uma tarefa árdua e seu objetivo aqui é envolver o leitor, não deixá-los de fora. Se o seu primeiro trabalho foi entregador de jornais, não diga que você foi um oficial de distribuição de mídia. Isso não aprimora suas habilidades e experiência e, em muitos casos, não fica clara a sua função que você está realmente descrevendo para o seu futuro empregador.

 Selecione e escolha

 
Mantenha uma cópia da especificação da vaga próximo a você, as habilidades que são necessárias para a vaga precisam estar proeminentes em seu CV.
 
Também vale a pena observar a linguagem usada no anúncio ou na especificação e pesquisar os valores da empresa, isso pode lhe dar um pouco mais de idéia do que eles esperam de um candidato. Você também pode espelhar a linguagem deles, não simplesmente copiar o que eles disseram,  isso vai mostrar que você está em sintonia com o que eles estão procurando.

 Cuidado com a ortografia

 
Sem dúvida, um dos maiores desafios é a "atenção aos detalhes" no seu CV e, em seguida, deixar de administrar uma verificação ortográfica adequada, resultando em erros ortográficos ou erros de digitação. Revise seu CV quantas vezes for necessário, porque erros em sua escrita podem lhe custar uma entrevista.