Ver-se de um dia para outro sem a estabilidade e a segurança que um emprego traz é, certamente, muito difícil. Inevitavelmente, a maior parte de nós passará por isso e, normalmente, o primeiro pensamento que passa por nossa cabeça é sobre como as pessoas mais próximas de nós receberão a notícia.

O mais importante nesta situação é transmitir calma e explicar o que aconteceu, em especial para os mais próximos, pois são eles que darão o suporte necessário para superar a perda de um emprego.

Embora no início não queiramos falar muito sobre o assunto, é essencial que se de abertura necessária para que quem se importa conosco dê apoio. O segundo passo, é saber como relatar isso em uma entrevista de emprego.

Pode até parecer inviável falar sobre uma demissão de forma que não prejudique sua imagem perante o recrutador, mas com a abordagem correta é possível até mesmo impressioná-lo!

Clique aqui para conferir quais fatores podem influenciar um desligamento.

Para te ajudar a se expressar da melhor forma, selecionamos alguns momentos pelos quais você pode passar. Confira!

Como contar para sua família e amigos?

Se você mora com um parceiro(a), essa seria a primeira pessoa a receber a notícia, pois provavelmente será a mais impactada e também a que poderá te dar mais apoio.

O ideal aqui é contar tudo o que aconteceu, como foi, como se sentiu no momento, como está se sentindo agora e, também, expor qual tipo de suporte você necessita. Desta forma, ele ou ela se sentirá mais incluído e também entenderá qual será o papel que desempenhará para te ajudar a superar a má fase.

No caso dos filhos, a situação pode ser mais delicada, pois muitas vezes os pais são vistos como heróis e exemplos. No entanto, mostrar um lado frágil e imperfeito é uma oportunidade de estabelecermos uma relação mais aberta e sincera com eles.

Passar segurança e calma é importante para que eles não fiquem preocupados e, ao mesmo tempo, é preciso explicar a situação com sinceridade. Eles também podem ser de grande ajuda para você transpor este período.

Para outros parentes próximos, assim como amigos, não é necessário entrar em tantos detalhes, mas é importante comunicá-los individualmente, pois mostrará que eles são uma parte importante e que você quer que eles façam parte de todos os acontecimentos da sua vida, mesmo os que não sejam positivos.

Como falar que você foi demitido em uma entrevista de emprego?

Na busca por um novo cargo, com certeza, será abordada a questão do seu desemprego durante a entrevista. Embora muitos achem que isso possa ser um problema, a situação deve ser usada a seu favor.

O segredo para se sair bem neste tema é ser sincero. Quando explicar o real motivo da sua demissão, seja ela por conta de corte de funcionários ou por questões mais específicas, é necessário mostrar altivez e ser claro na exemplificação dos acontecimentos.

Além disso, evite se colocar em uma posição de vítima e assuma sua parcela de autoria no ocorrido. Esta atitude mostrará ética e senso de reponsabilidade, fatores muito procurados em uma entrevista de emprego.

Um outro comportamento relevante é buscar por referências positivas de suas antigas empresas através do seu próprio chefe ou um colega de trabalho. Isso ajudará o recrutador a ter uma melhor visão de quem é você no ambiente corporativo e ajudará na decisão final.

Enquanto está na busca dessa nova vaga, se manter ocupado com cursos, workshops, leitura de livros sobre sua área ou alguma outra que tenha curiosidade podem te dar mais respaldo para discorrer na entrevista. O recrutador verá que você continua procurando melhoria e desenvolvimento, mesmo fora do mercado profissional.

Consegui um novo emprego. E agora?

Depois de todo na procura por um novo emprego, a satisfação de receber a ligação que confirma sua aceitação na vaga supera todo o desgaste passado anteriormente.

A conquista precisa ser compartilhada com todos aqueles de quem você gosta e que te deram apoio. E, mesmo que demore para receber uma resposta sobre suas entrevistas, tenha paciência e resiliência para continuar buscando uma nova posição.

Conte com a Page Personnel para te auxiliar na sua busca por um emprego novo. Envie seu CV e boa sorte!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo