Você está aqui
Cinco perguntas inteligentes para fazer em uma entrevista

Se você deseja ter uma entrevista bem-sucedida e impactar positivamente seus entrevistadores, tente criar um espaço de diálogo no qual você também consiga fazer perguntas. Lembre-se que uma entrevista de emprego não é um interrogatório, mas sim uma conversa profissional. Sem a necessidade de serem complexas, algumas perguntas podem mostrar seu interesse no trabalho, sua ética e seu entusiasmo por aprender. Além disso, podem esclarecer dúvidas básicas que vão te ajudar a tomar decisões e abrir discussões em que possa demonstrar todo o seu potencial como funcionário.
A seguir, compartilhamos cinco perguntas inteligentes para abrir uma discussão positiva em entrevistas de emprego:
- Quais são os resultados esperados para os primeiros meses de trabalho?
Essa pergunta sugere que você está a um passo à frente, uma vez que mostra que você se considera preparado para a posição. Além de ajudar a identificar quais seriam suas tarefas específicas, você pode conhecer seus desafios e demonstrar como superá-los.
- Qual seria minha equipe de trabalho?
Perguntar sobre a equipe dá a entender que você é uma pessoa comprometida e disposta a trabalhar em grupo. O trabalho individual e autônomo é tão requerido quanto o em equipe, por isso procure uma maneira de expressar a harmonia entre os dois.
- Há oportunidade para meu crescimento profissional e pessoal?
Essa pergunta mostra que você reconhece a importância da capacitação e formação de habilidades como um meio de gerenciar e aumentar o desempenho dos negócios. Além de ser uma oportunidade de falar sobre suas habilidades, também é o momento de deixar claro quais são as competências que você não se sente tão confiante e que deseja treinar no futuro. A vontade de aprender e desenvolver são características bem vistas por qualquer empresa.
- Faça perguntas que mostrem que você conhece a empresa.
Na era da internet, você está a apenas um clique de todas as informações possíveis de uma empresa. Antes da entrevista, pesquise tudo o que puder sobre seu futuro empregador. Não fique em questões superficiais, mergulhe em suas redes sociais, perfis de possíveis parceiros, eventos e notícias. Descubra quais atividades eles realizam, além das tarefas rotineiras, e inicie conversas como:
“Soube que os funcionários foram recentemente à conferência XYZ.
Dentro do meu trabalho, há a possibilidade de eu frequentar esse tipo de evento?”
Se tudo der certo, você mostrará que pesquisou sobre a empresa e está atualizado com as notícias do mercado.
- Que tipos de redes de suporte existem para apoiar a cultura da empresa?
A empresa possui políticas de diversidade e inclusão? Apoia alguma instituição de caridade ou se envolve na arrecadação de fundos? Se houver programas desse tipo e você quiser participar, já deixe avisado. É possível que você possa fornecer algum tipo de suporte.
Por fim, lembre-se de que essa conversa é uma oportunidade de verificar se você realmente quer estar na empresa em questão, se é compatível com a cultura, benefícios, flexibilidade etc.