Funcionários temporários. Gerentes interinos. Especialistas por projetos. O mundo dos profissionais flexíveis é tão amplo e variado quanto o mundo do trabalho em si. Com uma variedade de talentos engajados prontos e disponíveis para começar a trabalhar imediatamente em muitos casos, a questão é: como seu negócio se beneficiará de profissionais temporários? 

As soluções de Page Interim e o nosso time de consultores de recrutamento especializados estão disponíveis para responder suas perguntas e guiá-lo através do processo flexível de recrutamento de profissionais.

Qual é o papel dos temporários?

Imagine isso: você já construiu sua equipe de colaboradores e está feliz com a forma como eles estão se apresentando. No entanto, como todos sabemos, a única constante nos negócios é a mudança. E como você lida com essa mudança afetará sua equipe e o desempenho da sua empresa.

Os profisionais temporários atendem a muitas funções diferentes para um empregador, dependendo de suas  necessidades e objetivos operacionais.

“Profissionais temporários podem trazer novas habilidades para sua equipe ou aprofundar os conjuntos de habilidades existentes. Os gestores também ganham tempo para avaliarem as habilidades que suas equipes precisam para atingirem o próximo nível, ou simplesmente para realizar a próxima entrega. E, principalmente, eles são uma maneira econômica para gerenciar o investimento na expansão de equipes em períodos específicos, uma vez que o custo se limita a um tempo determinado.”

Maíra Campos, Diretora de Page Interim

Profissionais temporários são apropriados para sua empresa?

A visão geral sobre os profissionais temporários é que eles são ótimos para ajudar empresas e equipes a cobrir afastamentos, licenças-maternidade ou ausências no geral. No entanto, há muitas outras razões pelas quais contratações temporárias podem agregar valor a sua equipe. Por exemplo, como você lidaria com um dos seus principais clientes adiantando o prazo de entrega de um grande projeto? 

Claro, você poderia reorganizar o time para redistribuir a demanda de trabalho, mas qual o impacto dessa carga extra de trabalho nos bem-estar e engajamento das pessoas? As habilidades e a experiência que um profissional temporário de qualidade pode adicionar a sua equipe é completamente mensurável – em termos de estresse da equipe, cumprimento de prazos, custo-efetividade e upskilling, entre outros.

De que perfil você precisa?

Muitos empresas recrutam profissionais temporários para cargos com demandas específicas de habilidades para descobrir se o que elas querem, realmente, é o que elas precisam para a posição. Dessa forma, as empresas conseguem avaliar o que é e necessário para melhorar as entregas e aumentar a produtividade.

Se o profissional temporário se adaptar à empresa e suas habilidades agregarem valor ao time e à empresa, há um grande potencial dessa posição temporária se tornar uma vaga permanente. É o que chamamos de ‘temp to perm’. Por outro lado, se não houver essa possibilidade, o contrato temporário pode simplesmente acabar, deixando o profissional disponível para uma nova oportunidade e a empresa aberta a um novo contrato.

Startups e ONGs também fazem uso de contratações temporárias, pois podem expandir suas equipes, sem adicionar custos com colaboradores permanentes quando, por exemplo, a empresa está esperando por novas rodadas de financiamento ou uma entrada de capital.

Quando sua empresa deve contratar temporários?

O papel geral contratações temporárias em diversos setores, em geral, tem crescido, especialmente, depois da mudanças nas leis trabalhistas. Inicialmente, eles desempenhavam cargos de menor remuneração, como assistentes ou funcionários administrativos   gerais. Agora, posições temporárias estão presentes em áreas como finanças, marketing, TI e até em cargos de gestão - a atuação é quase tão abrangente quanto as posições permanentes. A única questão real é como e quando você usará contratação temporária para ajudá-lo a cumprir seus objetivos?

Nós já ajudamos nossos clientes em momentos específicos de seus negócios com a contratação de profissionais temporários:

  • Afastamentos | Por doença, licença maternidade, ano sabático, etc.
  • Implementação de projeto | ERP, habilidades específicas, reorganização, terceirização, fusões e aquisições, startup, legislação, etc.
  • Pico de demandas | Negócios sazonais: fechamento de fim de ano, período de Natal, datas comemorativas no varejo, etc.  
  • Períodos de transição | Também conhecido como um período de "esperar e ver"

Outros benefícios: aumento na motivação dos times

Qual é outro benefício do uso de profissionais temporários, que pode, a princípio, não parecer óbvio? Eles podem ser um grande impulso para a motivação da sua equipe. Por exemplo, se você está se aproximando de uma entrega importante para um cliente-chave e sua equipe precisa fazer horas extras ou até mesmo talvez no fim de semana. Eles também podem precisar assumir papéis extras e responsabilidades.

Para Maíra “Isso tudo pode aumentar o estresse e exaustão do time e até mesmo nos piores casos, levar ao burn-out. Contratações temporárias podem ajudar equipes de todos os tamanhos e responsabilidades. Eles podem ser a capacidade extra que você precisa para cumprir esse prazo”.

Sua empresa está pronta para as contratações temporárias?

Essas perguntas ajudarão você a entender melhor suas necessidades quando se trata de contratar profissionais temporários, de acordo com demandas dos seu times.

•    Em que situações você usa temporários?
•    Quantos temporários você contrata por ano?
•    Qual é a porcentagem de posições temporárias em seu negócio?
•    Quais departamentos usam mais temporários no seu negócio?
•    Quais são as principais razões para usar profissionais temporários em sua organização?
•    Qual é a duração média de um contrato temporário na sua empresa?
•    Para concluir um projeto, você precisa de algum conjuntos de habilidades ou perfis específicos?

Veja nossas histórias de sucesso para saber como Page Interim tem ajudado nossos clientes a alcançar seus objetivos usando contratações temporárias. 

Faça o download do nosso infográfico sobre soluções em talentos temporários para ver como a Page Interim ajudou nossos clientes a alcançar seus objetivos de negócios no Brasil. Disponível para download aqui.