INTROVERTIDO

1 Que ou aquele que tem interesses voltados para os próprios pensamentos e experiências.

2 PSICOL Que ou aquele que apresenta poucas respostas ao mundo exterior.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

ANTÔN: extrovertido.”

Essa é a definição do dicionário para introvertido e, também, a mesma definição que o senso comum normalmente adere, em especial no Ocidente. Entretanto, se voltarmos para onde esse conceito surgiu, podemos entender melhor o seu significado e extrair um conhecimento mais profundo.

De acordo com a psicologia desenvolvida por Carl Jung, todos temos uma carga de extroversão e introversão, porém, não na mesma proporção. É desta diferença que surgem os extrovertidos e introvertidos.

Segundo Jung, o que diferencia os dois é a forma como eles recarregam sua energia, ou seja, a maneira como estas pessoas fazem para se sentirem melhor, mais dispostos.

Os primeiros são aqueles que se carregam através da interação com outras pessoas, com o mundo exterior, enquanto os outros captam energias por meio de atividades individuais e voltadas para si mesmos.

No Brasil, 6 entre cada 10 candidatos acreditam na melhoria da economia nos próximos seis meses. E você, o que acha? Veja o estudo global

O ponto essencial aqui é entender que, em ambos os casos, não há uma realidade absoluta e haverá momentos e situações em que um extrovertido pode preferir trabalhar sozinho e um introvertido querer realizar uma discussão em grupo, dependendo do tipo de trabalho ou projeto que estão realizando. A visão ocidental maniqueísta acaba por espalhar suas raízes não apenas na questão do bem e do mal, mas também nesta discussão. Ela molda o nosso olhar para acharmos que não pode haver um equilíbrio, apenas dois opostos incompatíveis.

E qual o desenrolar disso dentro do mundo corporativo?

O mercado de trabalho associou por muito tempo o perfil extrovertido aos profissionais com maior potencial para o sucesso, relacionando-os com pessoas comunicativas, que gostam de trabalhar em grupo e com respostas rápidas a problemas. Porém, cada vez mais, tem se percebido a necessidade de ter dentro do time ambos os perfis, agregando o lado mais introspectivo e centrado dos introvertidos dentro do dia a dia corporativo.

Como os introvertidos podem contribuir com as empresas?

A importância de trazermos o foco para a contratação de um perfil não usual para dentro do mercado de trabalho e das empresas é construirmos um mercado mais versátil e mais diverso, onde será possível unir os aspectos positivos dos dois tipos de personalidades e não apenas de uma delas.

Veja abaixo alguns aspectos muitas vezes encontrados em introvertidos e que podem agregar no cotidiano empresarial:

Capacidade de abstração

Por lidarem com as situações através de uma perspectiva mais introspectivas, muitas vezes são capazes de desenvolver soluções que não estão no plano imediato e visível, mas conseguem olhar além, para um outro tipo de realidade, mostrando um caminho a ser seguido.

Muito bons ouvintes e vendedores

Quando abordados por alguém com alguma ideia ou opinião, os introvertidos dão toda a sua atenção para o seu interlocutor. Por não se atraírem tão facilmente por situações externas, conseguem focar inteiramente naquilo que lhes está sendo dito. Por conta disso, também são considerados ótimos vendedores, pois conseguem entender de fato o que o cliente quer e, a partir disso, expor os seus produtos de forma que se encaixem naquilo desejado.

Perspectiva diferente

Em muitas empresas, ainda há um maior contingente de extrovertidos. Contudo, esta situação acaba gerando uma empresa sem visão para outros aspectos do mercado que podem ser visualizados pelos introvertidos.

Ótimos lideres

Por serem bons ouvintes, os introspectivos conseguem passar mais segurança e um senso de importância para cada indivíduo do time. Ou seja, o colaborador sente que suas preocupações e ideias são levadas em consideração por seu gestor. Isso faz com que os profissionais estejam mais motivados e dispostos a realizar suas metas.

Nas entre linhas

Os introvertidos costumam ter uma percepção mais sutil dos fatos ao seu redor e conseguem enxergar elementos, muitas vezes, despercebidos por outras pessoas. Isso traz uma visão mais profunda para os projetos e metas a serem desenvolvidos na equipe.

Em nosso site temos outras dicas sobre mercado de trabalho e relacionamentos corporativos. Que tal dar uma olhada? Aproveite e cadastre o seu CV.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo