Uma boa política de home office é um benefício muito atrativo para empregadores e colaboradores. É inegável que este tipo de programa melhora o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, além de trazer mais motivação e produtividade individual para cada um dos profissionais de sua companhia.

Outro benefício é o ecológico. Afinal, são menos pessoas se deslocando por aí, menos copos plásticos e impressões desnecessárias no escritório.

Porém, se os colaboradores da sua empresa trabalham de casa, mesmo que seja só uma vez por semana, é imprescindível ter uma política de home office muito bem definida e clara. A falta de atenção aos detalhes, aqui, pode trazer consequências graves, principalmente se o trabalhador não é supervisionado de forma adequada ou se a segurança de sua casa não se adequa às normas.

Para te ajudar na missão de implementar um programa de trabalho remoto adequado, abaixo, a Page Personnel indica alguns pontos para que você leve em consideração. Antes disso, veja quais são as 10 vantagens do uso das redes sociais para as empresas.

Quem pode trabalhar desde casa?

Todos os colaboradores da mesma área devem contar com o benefício. Lembre-se que uma política de trabalho home office deve ser encarada como um VR ou VT.

Mesmo assim, você deve ser capaz de reconhecer, conversar e orientar aquele profissional que precisa de uma rotina e processos mais estruturados. Assim, terá mais garantias de que a produtividade de sua equipe não será prejudicada.

Os equipamentos necessários

Dependendo do ramo de sua empresa ou da equipe em questão, é possível que os colaboradores precisem de equipamentos específicos, por exemplo: fones, headsets, webcam etc.

Outro ponto importante é pensar se o colaborador irá usar o laptop da empresa ou próprio computador. E incentivos? Terão auxílio para internet e contas de luz elétrica? O vale-transporte será descontado?

Saúde e Segurança

Os empregadores têm diferentes tipos de responsabilidades pelas pessoas que trabalham fora das dependências físicas da empresa. É preciso incluir um adendo na sua política de home office onde esteja estipulado que uma equipe pode ir até à casa do colaborador analisar os riscos do local.

Espaço de trabalho adequado, com mesa e cadeira, luminosidade, fios, entradas e saídas... Tudo pode e deve ser avaliado. Isso evita problemas futuros para os dois lados.

Segurança da informação da companhia

Mesmo que o colaborador esteja fora da empresa, ele continuará acessando informações confidenciais e muito importante para o business de sua companhia. Além dele, outras pessoas poderão entrar em sua casa.

Portanto, vale pensar: como recuperar documentos e informações se a relação trabalhista terminar? Como proteger o patrimônio da companhia? Quais tipos de prevenção usar?

Supervisão de desempenho

Algumas empresas usam softwares de acompanhamento e supervisão de tarefas para auxiliar neste processo durante o home office. Sem falar nos aplicativos de comunicação instantânea. Uma maneira online, rápida e efetiva.

Mas, dependendo do tamanho e área de atuação da sua empresa, esta não será uma opção. Então, você deve estar ciente de que precisa estabelecer uma maneira de acompanhar o dia a dia de suas equipes, se comunicando com clareza e objetivamente, mesmo que de forma não presencial.

Alinhamento de expectativas: quais são as motivações dos seus colaboradores?

Deve estar claro na sua política de home office o que a empresa espera de seus funcionários. Exemplo clássico: cuidar de crianças ou fazer viagens.

É importante atentar-se a estas questões e clarificar o necessário. Diga se é preciso estar conectado o tempo todo, quanto tempo de almoço e lanche, se será possível ausentar-se durante o período de trabalho, assim como explicar em quais dias os profissionais poderão fazer uso do benefício, dentre outros.

Elabore uma boa política de home office

Quanto mais detalhada a sua política de trabalho remoto for, mais fácil será solucionar problemas relacionados aos direitos e deveres de um colaborador.

Mesmo que fique extenso, este conjunto de regras e dados será o guia para o melhor funcionamento do benefício dentro da sua corporação.

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A política também deve descrever a jornada trabalhista esperada de alguém que esteja trabalhando de casa, motivo pelo qual é muito importante ter meios de acompanhar o desenvolvimento de cada um. Caso você precise de atualizações contínuas e rotineiras, estabeleça a frequência com a qual o colaborador deve comparecer ao escritório.

Converse sobre a política de home office e sobre os procedimentos de avaliação de riscos no local do trabalhador com os departamentos jurídico e de RH. Uma outra opção, é contratar consultores externos especialistas em questões de home office ou trabalho remoto.

 

Lembre-se! Se necessitar de qualquer apoio, a equipe da Page Personnel está preparada para te auxiliar da melhor maneira. Fale conosco!

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