Recentemente, buscamos informações sobre o que é necessário para se destacar em cargos onde o sucesso é medido através do faturamento. Com essa análise, algumas questões foram levantadas a respeito da cultura da empresa e o quanto ela pode apoiar o funcionário no alcance do resultado esperado por meio de um ambiente positivo.
Existe uma série de discussões a respeito da cultura empresarial atualmente e, embora acreditemos que esse tema sempre fora importante, talvez, por conta do fato de que haja um turnover cada vez mais alto nesta área, agora é o momento necessário para trazer o foco na importância e influência do ambiente corporativo no sucesso de seus colaboradores.
Certamente, há uma expectativa da nova geração que entrará no mercado de que o escritório precisa ser mais do que um local de trabalho. Eles procuram um ambiente em que haja a sensação de pertencimento, um alinhamento cultural com os valores e crenças da empresa.

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Entretanto, construir uma cultura forte dentro da empresa não é algo simples e não pode ser apressado. Pensando no assunto, e olhando a do PageGroup, assim como a visão de fora através de discussões com clientes, concluímos que uma cultura empresarial positiva e harmoniosa não acontece de repente, porém, definitivamente, existem alguns fundamentos para conseguir implantá-la em sua empresa. Confira:

Como o local deve ser?

Deve-se pensar em primeiro lugar na atmosfera que trará mais resultado. Crie em sua mente a imagem de como você imagina que a cultura da empresa apareceria no cotidiano, quais sensações ela traria para o ambiente de trabalho. Com isso em mente, é necessário realizar as mudanças ativamente, procurando pessoas que se encaixam no ambiente que você quer criar. Essas pessoas serão a transformação dessa pretensa cultura para a concretude dela.

Estabeleça regras

Em toda empresa onde há um objetivo pré-determinado, é importante definir como o seu time irá operar, tanto internamente como externamente. Isso envolve determinar limites e direcionamento no comportamento e apresentação de seus colaboradores. Isso, em conjunto com os valores, será a raiz de sua cultura.
Lembre-se que essas regras são mais do que uma lista do que fazer e o que não fazer, precisam estar diariamente presentes nas ações de cada um dos funcionários não por obrigação, mas porque eles acreditam naquilo.

Determinando uma visão

Depois que você já está com a base sólida, é interessante arquitetar uma visão em comum para o grupo, algo para guiar e direcionar a equipe; feito isso, determine como o trabalho de cada pessoa pode contribuir para o alcance desse objetivo. 

Objetivos individuais claros

As pessoas querem e precisam entender qual o papel delas dentro da empresa. Em toda corporação existem pessoas de diferentes níveis de habilidade e experiência, dessa forma, estabelecer objetivos claros para cada um é essencial para o sucesso do time como um todo.

Novos colaboradores

Em especial para aqueles que acabam de entrar, é preciso uma atenção maior para que eles entendam qual é a cultura dessa empresa e como eles se encaixem em toda essa estrutura. Para isso, determine objetivos e metas que irão fazer com que ele enxergue a cultura empresarial como algo que irá desenvolve-lo não apenas dentro, como também fora do ambiente corporativo.

Definir mentores

Uma grande parte de dar vida à uma cultura é através de mentores. Aqueles que estão a mais tempo na empresa possuem um grande papel no treinamento de novos funcionários através do seu comportamento no cotidiano, liderando em determinadas situações e dando exemplo de como se portar em outras.
Para eles, essa será também uma oportunidade de crescimento e aprendizado e é importante mostrar para os mentores a importância deles na construção da cultura da empresa e como eles podem crescer junto com ela.

Estar disponível para comunicação

Esse ponto é um dos mais importantes. Os líderes de uma empresa precisam estar cientes de que são vistos como a representação da cultura empresarial e o seu comportamento com o time e com o grupo em geral é sempre olhado como um exemplo a ser seguido, em especial por aqueles que acabaram de entrar.
Dessa forma, estabelecer semanalmente uma reunião com o time para ouvir e expor opiniões e ideias, assim como compartilhar experiências na solução de algum problema é uma ótima maneira de dar esse exemplo de forma mais concreta e promover a comunicação internamente.

A cultura promove confiança

Com o tempo, uma cultura forte irá promover um time de pessoas mais motivado e inspirado na conquista de objetivos e atingimento de metas. Além disso, haverá uma retenção maior de colaboradores, o que estimulará a criação de um time mais confiante e uma cultura empresarial ainda mais forte e concreta. 

Saiba como atrair os profissionais certos para te ajudar a construir uma cultura impressionante na sua empresa.

Conte com os consultores da Page Personnel para te ajudar na busca por talentos e no desenvolvimento da sua empresa. 

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