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Escrever uma boa carta de demissão pode parecer difícil, mas não deve ser algo para se preocupar. Fazer uma carta de demissão bem escrita pode garantir um relacionamento duradouro com o seu atual empregador e deixar boas impressões.
Mas como fazer uma carta de demissão? Quais dados inserir, qual o tamanho do documento?
A seguir, a Page Personnel traz algumas dicas valiosas para que você saiba todos os detalhes de uma carta de demissão antes de comunicar a sua empresa.
Você investiu tempo na busca pelo emprego certo, adaptou seu currículo e a carta de apresentação, e finalizou sua inscrição. Na entrevista, impressionou o gerente de contratação e, em seguida, foi em uma reunião com o diretor da equipe que gostou do modo como você se apresentou e de suas respostas.
A oferta chegou e você aceitou. Bom trabalho! Mas resta uma coisa a fazer: a sua carta de demissão para a atual empresa.
Uma carta de demissão deve ser entregue, na maioria dos casos, depois de notificar seu superior imediato o seu desligamento. É um passo importante no processo e que formaliza a sua renúncia ao RH da empresa. A carta ficará em seus registros e definirá o tom da sua saída, assim como o relacionamento com a organização. Portanto, deve ser o melhor possível.
Sua carta de demissão é, em essência, um documento burocrático, mas ainda deve refletir bem quem você é, pois será um registro duradouro de sua saída da empresa. Não é preciso entrar em muitos detalhes, mas há algumas coisas importantes que precisam ser abordadas.
A linguagem deve ser formal e a carta nomeada, endereçada e datada. Você deve declarar sua intenção de renunciar e deixar claro o seu dia final preferido, com base no seu período de aviso prévio – caso vá cumpri-lo. É sempre uma boa ideia agradecer ao seu empregador atual e declarar sua intenção de fazer o que puder para tornar a transição a mais tranquila possível.
Algumas coisas são melhores ditas pessoalmente e outras nem devem ser mencionadas. Os detalhes do porquê você está saindo não precisam ser incluídos em sua carta de demissão, por exemplo.
Suas razões são mais bem discutidas frente a frente com a chefia. Além disso, se você tiver alguma queixa, certamente deve ser deixada de fora da sua carta. Afinal, o documento não é o lugar para tirar as coisas do seu peito ou levantar questões. Se achar necessário fazê-lo, é melhor falar com seu gestor ou gestora pessoalmente.
Aqui, apresentamos um exemplo de carta de demissão simples e objetiva que você pode adaptar com base nas suas necessidades:
Uma renúncia bem cuidada garantirá um relacionamento duradouro com seu empregador, gestão e colegas, e a carta de demissão é parte muito importante disso.
Feita a sua carta, você poderá se concentrar na preparação para o seu próximo papel e no próximo capítulo da sua carreira.
Para mais conselhos sobre como desenvolver sua carreira profissional, veja outros artigos do nosso centro de aconselhamento.