Escrever uma boa carta de demissão pode parecer difícil, mas não deve ser algo para se preocupar. Fazer uma carta de demissão bem escrita pode garantir um relacionamento duradouro com o seu atual empregador e deixar boas impressões.

Mas como fazer uma carta de demissão? Quais dados inserir, qual o tamanho do documento?

A seguir, a Page Personnel traz algumas dicas valiosas para que você saiba todos os detalhes de uma carta de demissão antes de comunicar a sua empresa.

Aproveite e veja as principais dicas sobre como escrever um bom CV

Você investiu tempo na busca pelo emprego certo, adaptou seu currículo e a carta de apresentação, e finalizou sua inscrição. Na entrevista, impressionou o gerente de contratação e, em seguida, foi em uma reunião com o diretor da equipe que gostou do modo como você se apresentou e de suas respostas.

A oferta chegou e você aceitou. Bom trabalho! Mas resta uma coisa a fazer: a sua carta de demissão para a atual empresa.

Uma carta de demissão deve ser entregue, na maioria dos casos, depois de notificar seu superior imediato o seu desligamento. É um passo importante no processo e que formaliza a sua renúncia ao RH da empresa. A carta ficará em seus registros e definirá o tom da sua saída, assim como o relacionamento com a organização. Portanto, deve ser o melhor possível.

Como escrever minha carta de demissão?

Sua carta de demissão é, em essência, um documento burocrático, mas ainda deve refletir bem quem você é, pois será um registro duradouro de sua saída da empresa. Não é preciso entrar em muitos detalhes, mas há algumas coisas importantes que precisam ser abordadas.

A linguagem deve ser formal e a carta nomeada, endereçada e datada. Você deve declarar sua intenção de renunciar e deixar claro o seu dia final preferido, com base no seu período de aviso prévio – caso vá cumpri-lo. É sempre uma boa ideia agradecer ao seu empregador atual e declarar sua intenção de fazer o que puder para tornar a transição a mais tranquila possível.

O que devo deixar de fora?

Algumas coisas são melhores ditas pessoalmente e outras nem devem ser mencionadas. Os detalhes do porquê você está saindo não precisam ser incluídos em sua carta de demissão, por exemplo.

Suas razões são mais bem discutidas frente a frente com a chefia. Além disso, se você tiver alguma queixa, certamente deve ser deixada de fora da sua carta. Afinal, o documento não é o lugar para tirar as coisas do seu peito ou levantar questões. Se achar necessário fazê-lo, é melhor falar com seu gestor ou gestora pessoalmente.

- Clique aqui para ver novas vagas de emprego - 

Modelo de carta de demissão

Aqui, apresentamos um exemplo de carta de demissão simples e objetiva que você pode adaptar com base nas suas necessidades:

À [nome da empresa]
Prezado(a) [nome do gestor],
Por favor, aceite esta carta como notificação formal da minha intenção de me demitir das minhas funções como [cargo]. De acordo com o meu período de aviso prévio acordado, o meu último dia será [data do último dia].
Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer por ter trabalhado neste cargo por [tempo no emprego]. Aprendi muito durante esta experiência e apreciei conhecer e colaborar com meus colegas e equipe. Levarei muito do que vivenciei aqui para a minha carreira e me lembrarei daqui como um valioso período da minha vida profissional.
Durante as próximas [período de aviso prévio em semanas] semanas, farei o que puder para tornar a transição a mais tranquila possível, e apoiarei de todas as maneiras possíveis para entregar meus deveres aos colegas ou ao meu substituto.
Por favor, deixe-me ciente se há algo mais que eu possa fazer para ajudar neste processo.
Atenciosamente,
[Seu nome]

Uma renúncia bem cuidada garantirá um relacionamento duradouro com seu empregador, gestão e colegas, e a carta de demissão é parte muito importante disso.

Feita a sua carta, você poderá se concentrar na preparação para o seu próximo papel e no próximo capítulo da sua carreira.

Para mais conselhos sobre como desenvolver sua carreira profissional, veja outros artigos do nosso centro de aconselhamento.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo