Ironicamente, você pode levar meses procurando um emprego, preenche muitas planilhas, faz algumas entrevistas e, de repente, duas ofertas de trabalho acabam saindo ao mesmo tempo. Esta é uma excelente situação, claro, e você precisa tirar o máximo de proveito dessa oportunidade.

Então, como se decidir entre as duas propostas? Qual o melhor emprego? E qual o melhor salário?

Você até pode escolher a proposta que tenha o melhor salários, mas existem outros fatores que devem ser considerados. Afinal, estamos falando de futuro profissional e felicidade no trabalho.

Desenvolvimento de carreira

Quais são suas perspectivas de carreira a longo prazo em cada uma das empresas? É muito importante ser estratégico ao decidir entre as duas oportunidades e considerar como o cargo afetará o seu crescimento profissional e desenvolvimento de novas habilidades.

Você não quer acabar em uma situação onde, apesar de receber um bom salário, está preso em um emprego sem perspectivas, não é mesmo? O que você quer é um trabalho que o ajudará a alcançar seus objetivos de carreira a médio e longo prazo.

Leia também: como lidar com o nervosismo em uma entrevista?

Cultura da empresa

Gaste um tempo descobrindo o máximo que conseguir sobre as empresas envolvidas. Considere a reputação dos empregadores, bem como se os princípios e ambições da companhia coincidem com os seus. O negócio de atuação da empresa coindiz com os seus ideais de carreira? Você está disposto a investir seu tempo e seu talento naquele ramo?

Converse com os seus colegas de tabalho e gestores, atuais e anteriores, para ter uma ideia da cultura da empresa e do ambiente de trabalho. Considere como você se sentiu em suas entrevistas e pense em qual lugar você se sentiria mais confortável. Além disso, observe sua conexão com os recrutadores e entrevistadores. A cultura da empresa é muito importante ao escolher o emprego. Ao contrário de seu salário, isso não pode ser negociado.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Claro, o tão buscado equilíbrio entre o lado profisssional e pessoal deve ser colocado nos primeiros lugares durante uma possível mudança em sua carreira. Considere o que será esperado de você em termos de horas de trabalho e como isso afetará sua vida. Será esperado que você faça horas extras regularmente? O trajeto de ida e volta do trabalho também afetará o seu tempo livre para fazer outras coisas, como passar o tempo com sua família e amigos?

Sempre há sacrifícios que precisam ser feitos, mas vale muito a pena considerar como o trabalho afetará sua qualidade de vida como um todo. Não tenha pressa em tomar sua decisão. Uma empresa na qual vale a pena trabalhar reconhecerá que trocar de emprego pode ser uma decisão que mudará sua vida e te dará tempo para considerar suas opções.

Em qualquer momento de sua carreira, conte com os consultores da Page Personnel. Aproveite e encontre as suas possíveis propostas de trabalho agora mesmo!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo