Trabalhar remotamente pode ser uma opção atraente para aqueles que estão cansados de vestir roupas de trabalho, perder tempo no trajeto diário e estar em um escritório o dia todo. No entanto, o home office também tem suas dificuldades. 

Trabalhar em casa traz distrações, solidão e uma falta geral da rotina, além da invasão do seu local de conforto pessoal com demandas profissionais. Para que o home office seja eficiente, é preciso ter disciplina.   

Se você se sente desmotivado e se preocupa por não estar dando seu melhor, compartilhamos sete dicas para que o trabalho remoto seja tão produtivo quanto o presencial. 

Aja como se estivesse no escritório 

Defina um alarme e saia da cama assim que acordar, uma vez que continuar deitado vai fazer com que você se sinta sem foco e sonolento. Tome um banho, vista-se e tome café da manhã antes de começar sua rotina. Infelizmente, continuar de pijama atrapalhará o seu rendimento. 

Organize o ambiente 

Se você tiver um quarto vago para usar como espaço de escritório, mantenha tudo relacionado ao trabalho nele. Estar no sofá ou na cama faz com que a linha entre casa e trabalho seja confundida, dificultando o relaxamento quando estiver de folga e o foco quando estiver trabalhando. Certifique-se de que o ambiente é bem iluminado e, quando o clima permitir, abra a janela e deixe entrar ar fresco. 

Mantenha o foco nos seus objetivos com agendas e listas 

Verifique se você e seu gerente estão alinhados em relação às suas metas. Assim, é mais provável que você mantenha o foco e cumpra seus prazos. Se for necessário, faça uma lista específica com tudo o que precisa ser feito e marque as tarefas que forem sendo concluídas. Pequenas vitórias trazem grandes satisfações, especialmente quando você não tem colegas por perto para reconhecer suas realizações. 

Planeje seu trabalho 

Se um projeto é grande demais para ser trabalhado de uma só vez, divida-o em pequenas partes administráveis. Pode levar um pouco de planejamento extra, mas evitará com que você se sinta sobrecarregado. 

Mantenha contato com seus colegas 

Lembre-se de que você está no trabalho, mesmo que não esteja no escritório. Entre em contato com seu chefe e colegas para mantê-los atualizados. Se você conhece outras pessoas que também trabalham remotamente, converse com elas e discuta ideias sobre o que pode ou não funcionar para você. Isso pode ajudar a perceber que você não está sozinho: outras pessoas também estão em busca do equilíbrio perfeito do home office. 

Faça pausas 

Tentar trabalhar o dia todo certamente não irá ajudá-lo a cumprir tarefas com foco. Lembre-se de tirar um tempo para almoçar longe do computador para o bem da sua saúde e do seu trabalho. Isso ajudará você a se sentir revigorado quando voltar para a sua mesa. 

Reconheça seu trabalho 

Você pode se manter motivado ao saber que seu gerente está alinhado com seu trabalho, mas se você trabalha por conta própria ou não precisa se reportar regularmente a alguém, tente encontrar maneiras de se recompensar no final de cada tarefa ou dia. 

A falta de motivação pode comprometer a qualidade do seu trabalho. Se trabalhar em casa o dia inteiro não funciona para você, uma sugestão é levar seu notebook para algum restaurante ou biblioteca para trabalhar fora por algumas horas.  

Certamente, o home office tem seus prós e contras e decidir qual tipo de trabalho vale mais a pena é uma questão pessoal. Se você identifica mais contras nesse modelo, converse com o seu gerente sobre voltar ao escritório definitivamente ou pelo menos por alguns dias na semana. Não existe um tipo de trabalho que seja ideal para todos. 

iOS App Store logoAndroid Google Play logo