Ter boas ideias que contribuam com a empresa é um passo muito importante para o sucesso e progresso profissional. Porém, há ideias que, por melhores que sejam, podem passar por uma certa resistência por parte de gestores ou colegas.
Isto ocorre com mais frequência do que parece e, por mais difícil que pareça, algumas vezes, não é impossível torná-las realidade - basta trabalhar arduamente para que seus projetos saiam do papel.
Eu me recuso a aceitar a ideia de que o homem não consegue influenciar o desenrolar dos eventos à sua volta - Martin Luther King
Compreender e utilizar-se do poder da influência é essencial para conseguir realizar seus objetivos, metas e conquistar maior espaço dentro de seu ambiente de trabalho, ficando cada vez mais próximo à realização profissional.

E qual é a importância de ser influente no ambiente corporativo?

Embora as palavras “influência” e “persuasão" possam carregar um significado pejorativo, elas podem ser grandes ferramentas no mundo empresarial.
É uma fórmula bem simples: boas ideias + influência = sucesso. Abaixo, compilamos uma série de passos para você ser mais influente em seu trabalho.
Raramente você trabalhará sozinho ou terá autonomia o suficiente para tomar decisões que irão influenciar a empresa como um todo. Portanto, tenha estas dicas em mente na próxima vez que você tentar convencer sua equipe sobre alguma tarefa ou projeto.

Tenha um bom relacionamento e convença a quem precisar

Ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais você precisará se envolver e, possivelmente, convencer de alguma forma é muito importante.
Conectar-se à elas deixará todo o processo de convencimento muito mais fácil e natural - vale a pena experimentar!
Use o seu tempo para realmente conhecer aqueles com quem você trabalha, se interesse por eles. Pergunte questões relevantes sobre suas vidas, famílias e interesses. Pessoas que se sintam mais conectadas a você e que te conheçam melhor são, normalmente, muito mais favoráveis às ideias que você possa vir a propor.
Lembre-se: você precisa ouvir para ser ouvido, por isto, preste atenção à sua volta e ouça essas pessoas.

Pense no ambiente macro e veja como sua ideia pode contribuir

Pense como a sua ideia pode beneficiar a empresa como um todo, como negócio - desde colegas até gestores e diretores.
Este ponto é importante pois, quando conseguimos atrelar uma ideia com os interesses não apenas nossos, mas também daqueles que possuem voto de decisão, estamos um passo mais perto de conseguirmos que ele seja aprovado. Pessoas que tem seus interesses contemplados em alguma mudança estão muito mais dispostas a ajudar a torná-la realidade. 

Traga provas

Pode ser difícil provar que sua ideia dará certo e que ela é válida, no entanto, tente se basear em exemplos de outros lugares que adotaram ideias parecidas e que tiveram sucesso com elas.
Muitas vezes, apenas a argumentação pura e simples não é suficiente para ter a aprovação de todos. Por conta disto, provas analíticas, contábeis, como uma análise de custo benefício, um estudo de risco, não necessariamente feitos por outras empresas, mas que possam ser feitos por você, são as provas necessárias para uma mudança de um não para um sim. 

Seja ético

A questão da influência traz consigo um outro lado: o da ética. É essencial que o poder de influência seja utilizado de forma respeitosa e consciente, em contrário com a manipulação ou extorsão de seus colegas.
Seja positivo e genuíno em sua persuasão e você provavelmente ganhará muito mais facilmente o respeito e suporte das outras pessoas. 
Ser influente no ambiente de trabalho é um ponto primordial para o sucesso em sua jornada profissional. Dessa forma, tenha sempre em mente essas orientações para que na próxima vez que precisar de aprovação para alguma ideia, ela tenha mais chances de ser aceita.
Confira em nosso site mais dicas e informações sobre progressão na carreira e comportamento dentro do escritório. Clique aqui para saber mais.
iOS App Store logoAndroid Google Play logo