Dentro e fora do mundo corporativo, a conscientização ambiental é um tema de cada vez mais repercutido. Com isso, acompanhamos a ascensão do número de empresas que se utilizam de adjetivos como sustentável e eco-friendly para denominarem seu negócio e até premiações e selos como os ISO, por exemplo.

Para além da face de denominações e da divulgação própria, a questão da educação ambiental dentro das companhias é de enorme importância, atingindo um grande número de pessoas, seja seus colaboradores, clientes ou até mesmo concorrentes, acelerando este processo de conscientização.

Um grande ganho é que, na maior parte das vezes, este conhecimento adquirido é levado para outras esferas da vida do indivíduo. Assim, atingindo ainda mais pessoas.

Você sabe o que é a jornada do candidato?

Apesar de toda a exposição do tema, ainda existem empresas que, seja por falta de interesse, seja desconhecimento, não possuem políticas ambientais estabelecidas em seu local de trabalho. Estas políticas, normalmente, são implantadas envolvendo a responsabilidade social e ambiental que a empresa tem com a comunidade onde está inserida e qual o seu papel como corporação na melhoria da qualidade de vida das pessoas ao seu redor.

Por outro lado, se você trabalha em uma empresa na qual as políticas não são muito visíveis ou até mesmo inexistentes, ainda assim é possível que o colaborador haja como precursor deste tipo de ação.

Abaixo, a Page Personnel compilou algumas ações que você, individualmente, pode realizar para reduzir o desperdício e, quem sabe, trazer isso para o seu local de trabalho como um todo.

O uso de papel

Geralmente, em especial os escritórios, utilizam uma quantidade muito grande de papel. Existem alguns documentos que, por questões burocráticas, ainda precisam ser impressos.

Mas, na Era Digital, sempre que possível, procure utilizar o computador como aliado. Digitalize contratos, faça listas de afazeres no computador e, se precisar “levar” algo específico para algum lugar, utilize-se de ferramentas que acessam a nuvem, como o Drive ou Dropbox. Com este tipo de software, você poderá acessar seus documentos tanto por outro computador, quanto por tablet ou smartphone.

Caso a impressão seja realmente necessária e por acaso aconteça algum erro, utilize esse papel como rascunho mais tarde. Se for o caso, é válido separar uma caixa de rascunhos para a sua equipe. Energia e água Outros dois fatores de grande consumo são água e a energia elétrica. Aqui, a questão é ter bom senso e sempre que possível evitar o desperdício.

Desligue o computador quando sair do escritório, não deixe a luz acessa em salas que não estão sendo utilizadas e feche bem as torneiras. Enfim, o básico, mas que se realmente praticado reduz bastante o consumo de água e energia.

Reciclagem

Embora essa não seja uma ação que possa ser feita individualmente, pois há uma série de questões que precisam ser acertadas como a contratação de uma empresa de reciclagem, a dinâmica da coleta e a separação, etc., trazer esta ideia para os seus gestores é uma ótima ideia.

Levando isso para fora do mundo corporativo

Todas essas ações podem também ser trazidas para a sua vida pessoal, onde você tem até mais possibilidades de incluir a sustentabilidade em seu dia a dia. Essas atitudes não apenas são boas para o meio ambiente, mas também trazem uma maior leveza e sentido para o seu cotidiano.

Se você quer ler mais algumas dicas sobre mundo corporativo, clique aqui e acesse nossas outras dicas.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo