Você está aqui

Como escrever um bom currículo

O currículo é o documento de marketing pessoal, projetado para "vender" as suas competências e habilidades para um potencial empregador. Pesquisas afirmam que recrutadores costumam analisar um currículo em 20 segundos, por isso é importante que seu cv passe uma boa impressão rapidamente. Para escrever um currículo vencedor, atente-se as seguintes dicas:

Mostre-se coerente com a descrição da vaga

Torne o trabalho do leitor mais fácil ao mostrar coerência entre suas competências e exigências para a vaga. Atente-se as principais habilidades, experiências e atributos procurados pelo empregador, e destaque-os em seu cv caso você os possua. Enfatise seus pontos fortes mais relevantes e elimine detalhes não relacionados a posição. Use palavras-chave semelhantes as utilizadas na descrição da vaga para criar um link na mente do leitor.

Foque em suas conquistas

Destacar as suas principais responsabilidades é importante, mas não liste sua carga de trabalho diária. Escreva sobre suas principais conquistas, aquelas que te tornam único. Demonstre como você contribuiu para as organizações pelas quais passou; você reduziu custos ou economizou tempo? Superou metas, solucionou problemas, otimizou processos ou atraiu novos clientes? Sempre que possível demonstre suas conquistas com números, porcentagens ou valores em dólares.

Leitura convincente

O tom de seu currículo deve ser entusiástico, alegre e profissional. Coloque seus pontos mais fortes e relevantes em primeiro lugar, usando palavras de ação como 'concluído' ', desenvolvido' e 'gestão', e superlativos como "primeiro", "melhor" e "mais alto". Apresentar suas realizações de forma honesta e confiante e utilizando palavras de impacto irá ajudá-lo a se destacar e tornar o seu currículo mais atraente.

Estruture seu currículo corretamente

Centralize seus dados de contato ao topo de seu currículo. Inclua seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail. Em seguida liste seus estudos e formação, iniciando pela mais recente. Depois insira o seu histórico de carreira em ordem cronológica inversa. Liste seu cargo, nome da companhia, uma breve descrição da empresa e as datas de início e término neste cargo. Em seguida cite suas principais responsabilidades, competências e realizações em cada função. Encerre seu currículo nomeando contatos de referência ou afirmando estar disponível mediante solicitação.

Formate seu currículo corretamente

Mantenha o layout do seu currículo simples, com informações em formato de tópicos, grandes espaçamentos e letras padrão. Duas páginas são suficientes, por isso escolha uma linguagem clara e concisa. É uma boa ideia pedir para que alguém de sua confiança revise seu currículo, assim minimizam-se as chances de erros.