Desenvolver uma equipe de alto desempenho envolve mais do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas. Para que o time funcione, seus membros devem compartilhar uma visão de trabalho inspiradora e motivadora. Eles devem ter objetivos claros e serem comprometidos a desempenhar seus papéis da melhor forma para alcançar o sucesso geral do grupo. 

Compartilhamos algumas dicas para desenvolver uma equipe eficaz com os melhores resultados: 

Por que você está criando um time? 

Defina claramente o objetivo da sua equipe, incluindo as metas a serem alcançadas. O que você deseja criar, melhorar ou mudar? Qual é o objetivo de cada pessoa no grupo? Compartilhar uma visão clara e inspiradora é a base de um trabalho em equipe bem-sucedido. 

Escolha as melhores pessoas 

Times de alto desempenho são compostos por pessoas que abraçam apaixonadamente a causa do trabalho, acreditam que cada contribuição é significativa e estão motivados a dar o melhor de si. A equipe também deve compartilhar valores de confiança, respeito e apoio. Por isso, selecione membros com habilidades complementares que possam oferecer ao grupo diferentes pontos de vista e ideias. Tente alcançar um bom equilíbrio entre tipos de personalidade, assim o grupo será estimulado e trabalhará harmoniosamente. 

Defina as metas 

Uma vez que a equipe estiver estabelecida e unida por um objetivo em comum, o próximo passo é dividir as funções em metas menores e gerenciáveis. Descreva as tarefas necessárias em um cronograma com prazos e responsabilidades determinadas. Decida o papel que cada membro da equipe vai desempenhar. Considere todos os recursos necessários em termos de tempo, espaço, suporte e dinheiro. 

Recrute conosco

Atraia talentos para sua empresa!

Deixa que nós cuidamos do recrutamento.

Entre em contato conosco

Defina expectativas para todos 

Para garantir que entendam o que é esperado da equipe, defina um padrão de conduta. A comunicação será frequente e aberta? As contribuições serão incentivadas e reconhecidas? Os conflitos serão tratados de maneira construtiva? As decisões e os feedbacks serão respeitados? Definir padrões claros desde o início garante que a conduta do grupo seja a mais apropriada possível. 

Monitore e revise 

Revise regularmente o desempenho do grupo por meio de reuniões de equipe e feedbacks individuais para garantir que haja progresso em relação às metas. Reflita sobre como está o trabalho do grupo, o que foi alcançado até agora, o que foi aprendido, o que não está funcionando e onde é preciso melhorar. O monitoramento do progresso permite que a equipe evolua ao longo do caminho. 

Comemore as conquistas 

Não se esqueça de reconhecer e celebrar regularmente o desempenho da equipe. Isso ajudará o grupo a se sentir motivado e trabalhar cada vez melhor. Encontre a maneira mais apropriada de comemorar os ganhos do grupo, como um agradecimento pessoal em uma reunião, um e-mail com os gerentes em cópia ou um almoço com o time. O reconhecimento deve ser constante para que todos continuam a contribuir positivamente para o progresso da equipe. 

Atualize seu CV

Compare seu salário

Encontre novos desafios

iOS App Store logoAndroid Google Play logo