Atualmente, é comum ouvir que uma fintech está à frente dos grandes bancos, que alguma startup de mobilidade desenvolveu uma tecnologia fenomenal ou que a empresa do seu amigo, onde todos os funcionários têm menos de 30 anos, já vale US$ 2 milhões no mercado.

Geralmente, trabalhar nestas empresas recém nascidas representa algo bem diferente das rotinas de trabalho às quais estamos acostumados. Afinal, a flexibilização e alta tecnologia presentes nas startups não é o perfil de todos os profissionais.

Pensando nisso, apresentamos algumas vantagens e desvantagens que você pode encontrar neste modelo empresarial.

Por que trabalhar nas startups?

Trabalho reconhecido

Neste tipo de empresas, há pouca estrutura definida e muito trabalho a ser feito. Portanto, em qualquer ação que você se envolva, terá a oportunidade de criar e construir algo desde o início. Uma sensação única, que gera engajamento e muita visibilidade para o colaborador.

Diversidade de experiências

Trabalhar em um ambiente jovem e de aprendizado constante é muito valorizado no mercado e pode ser um dos melhores momentos da sua vida. Tanto a nível profissional, quanto a nível pessoal. Afinal, você pode criar projetos desde o zero, tem oportunidades de inovar em um setor específico e aprende a lidar com muitos tipos de problemas, aperfeiçoando suas habilidades e corrigindo seus pontos fracos.

Sentimento de dono

Na maioria das vezes, as startups possuem equipes pequenas e multidisciplinares, aproximando as relações entre os colaboradores e aumentando o conhecimento do negócio. Desta forma, é muito mais fácil que o profissional se sinta parte da empresa, mais integrado e focado em resultados expressivos do que se trabalhasse em uma grande multinacional, por exemplo.

Ações como benefício

Respeitando cada tipo de empresa, tempo de mercado e grau de maturidade, há muitas startups que oferecem parte de suas ações como benefício ou complemento salarial para seus principais colaboradores. É uma forma de incentivar o funcionário e, ao mesmo tempo, de economizar dinheiro em caixa. É um risco? Claro, mas se a empresa conseguir atingir bons resultados, você será recompensado.

O outro lado da moeda

Estresse e volume de trabalho

É maravilhoso trabalhar em um lugar onde é possível se desenvolver e ver seus projetos saírem do papel. Mas, infelizmente, estes ambientes podem ser uma fonte inesgotável de estresse. Esqueça horários, fins de semana e feriados. Nas startups, de maneira geral, as pessoas tendem a trabalhar mais horas do que em outras empresas.

Incertezas

Negócios recém abertos passam por muitos altos e baixos e sabemos que grande parte das empresas abertas no Brasil acabam fechando antes do segundo ano de vida. Aqui, tudo depende do momento pessoal e profissional de cada um, mas se você precisa de um trabalho estável e com certa segurança, talvez seja melhor optar por trabalhar em locais maiores ou mais consolidados.

Salário

Quando falamos em startups, a questão salarial pode variar. Se você for selecionado para uma empresa que já tenha recebido algum tipo de investimento, é bem provável que seu salário seja competitivo. No entanto, se você entra em um negócio que ainda está validando seu modelo de atuação, o que acontece na maioria das vezes, os ganhos oferecidos podem ficar bem abaixo do mercado.

Ao repensar sua carreira, fique atento ao mercado e conte com a Page Personnel para te ajudar na busca pelo emprego certo. Confira nossas vagas.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo