Os primeiros 90 dias em um novo emprego são como descobrir uma nova cultura nas férias. Para se integrar, é preciso conhecer a rotina, os hábitos e valores dos seus novos colegas e gestores.   

Causar uma boa primeira impressão é importante. Como novo colaborador de uma empresa, é indispensável se destacar nos primeiros 90 dias. “Começar um novo emprego é como visitar um novo país,” comenta Francisca Santos, Consultora Sênior da Michael Page.

Francisca também ressalta que nestes dias, as suas ações não passarão despercebidas. "É importante ter uma atitude positiva e evitar a fofoca e comentários aleatórios demais. Este é um erro cometido frequentemente por colaboradores mais jovens", exemplifica a consultora.

Aproveite e conheça as Perspectivas Econômicas e Profissionais da América Latina em 2019

Abaixo, apresentamos 7 dicas para que você comece muito bem no seu novo emprego e se destaque já nos primeiros 30 dias. 

1. Prepare-se para o desconhecido

São poucas as pessoas que viajam sem qualquer preparação. Normalmente, tentamos pesquisar a linguagem, moeda e cultura do destino antes de entrar no avião, não é mesmo? E por que seria diferente com um novo emprego? 

Nas semanas antes de começar, mostre iniciativa e entre em contato com o seu novo chefe para falar sobre a nova função e saber como você pode se adaptar à equipe e aos objetivos da empresa. Desta forma, você poderá entender melhor as novas situações com as quais terá que lidar. 

2. Conheça as políticas da empresa

Culturas diferentes têm rotinas e estruturas diferentes, por isso é importante conhecer as políticas da sua nova empresa. O que é importante para os seus colegas e gestores? Quais são os líderes não oficiais do grupo?

“Vejo pessoas muito focadas nas competências técnicas de uma função“, explica Michael D. Watkins, autor de The First 90 Days: Proven Strategies for Getting Up to Speed Faster and Smarter. Watkins aconselha a focar nas pessoas mais importantes de conhecer, pelo menos no início. Ele explica que, uma vez que ganham a sua confiança, irão partilhar contigo as regras da empresa de forma muito mais clara e fiél.

3. Ouça e aprenda antes de tirar conclusões

Todos nós temos a tendência de pensar que o nosso método é o correto. No entanto, é bastante provável que na sua nova empresa a organização seja feita de uma forma diferente.

Retenha o máximo de informação possível sobre os seus colegas, funções, responsabilidades e sobre o método de trabalho da companhia. Isto permitirá que você desenvolva rapidamente relações pessoais e profissionais com os seus novos colegas, o que é um passo importante ao se começar uma nova função.  

4. Evite – a todo o custo – que os seus colegas tirem conclusões precipitadas sobre você

Todos nós sabemos como é fácil tirar conclusões precipitadas sobre alguém que ainda não conhecemos bem. A partir do momento em que uma imagem é criada, é muito difícil alterá-la, mesmo que ela seja injusta.

Chegou atrasado na primeira semana de trabalho? Os seus colegas podem vê-lo como irresponsável. Tomou algumas decisões de gestão pouco favoráveis? Podem começar a questionar as suas capacidades e habilidades.

Se cometer muitos destes pequenos erros, você pode acabar com um mau feedback, apesar de todo o seu talento. Portanto, fique atento ao seu dia a dia e certifique-se de que suas ações estão de acordo com a realidade da sua nova equipe e da empresa.

5. Seja um membro ativo da equipe

Ao começar a trabalhar no novo emprego, lembre-se que você ainda é um estranho ou estranha para os seus colegas – mas o seu objetivo é tornar-se um membro da equipe nos seus 3 primeiros meses. Para fazer parte da nova ‘tribo’, é importante mostrar-se aberto e solicito com todos. Além disso, ao longo do dia, demonstre empatia e entenda a necessidade de cada um.

Também é interessante almoçar com sua equipe e, eventualmente, participar de atividades lúdicas ou sociais, como um happy hour, por exemplo. 

Esta é uma forma infalível de conhecer os seus colegas e de demonstrar a sua personalidade e forma de trabalhar. A felicidade no local de trabalho e o desempenho não se conseguem apenas com a realização das suas arefas, mas também através da colaboração e relacionamentos.

6. Conquiste!

Todos os grupos têm rotinas e maneiras de receber os novos membros. Geralmente, se mostrar disponível e interessado em ajudar contribui bastante para a construção de uma reputação positiva. Esta conquista não precisa ser grandiosa, mas apenas algo que demonstre as suas capacidades. Pode ser algo simples como entregar um projeto antes da data limite, colaborar numa tarefa extra ou alcançar um resultado visivelmente positivo.

Os primeiros 90 dias vão passar rapidamente e, sem perceber, você terá criado rapidamente uma imagem sobre si e sobre a sua função. Lembre-se destes conselhos e  conte conosco para o que precisar.

Para mais conselhos sobre como evoluir na sua vida profissional, visite as nossas dicas.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo