Aproximadamente, 69% dos trabalhadores brasileiros sofrem de algum tipo de estresse no trabalho e destes, 30% possuem problemas de saúde mais sérios em decorrência do dia a dia profissional. É o que revela um estudo do Isma, o International Stress Management Association.

De acordo com o nosso índice de confiança profissional, mais de 65% dos profissionais estão buscando uma melhoria como aumento de salário, promoção ou um novo emprego.

E você está feliz com a sua situação atual de trabalho? Você se sente preso pelo seu próprio sucesso? Ou você quer uma saída, mas não sabe por onde começar?

Abaixo, apresentamos dez perguntas que podem ser úteis para que você comece a refletir sobre o seu trabalho. Use-as para te ajudar a se afastar do que te faz mal no seu trabalho atual por alguns minutos e comece a pensar em uma visão mais macro de sua vida profissional - onde você está neste momento e para onde está indo, o que de seja alcançar.

Pare, respire. Relaxe e pense nas respostas

As perguntas a seguir são para pessoas que estão infelizes e felizes em suas ocupações atuais – afinal, todos nós precisamos entender melhor nossa situação, mesmo que seja apenas para sermos gratos pelo que temos.

1. Cite as suas 3 melhores experiências de trabalho (projeto, equipe, papel, atividades etc);

2. Cite suas 3 piores experiências de trabalho;

3. Nomeie 3 elementos essenciais do seu trabalho ("coisas" que você precisa para ser feliz neste local);

4. Cite 3 'coisas' com as quais você não trabalharia (pessoas, números, sangue, planilhas etc);

5. Quais habilidades, talentos e hobbies você gostaria de ter - ou desenvolver - na vida?

6. Quais são as suas paixões? Suas verdadeiras paixões (no trabalho e fora dele);

7. Se você não tivesse "medo do fracasso", o que você faria?

8. O que ainda falta para que você tenha uma carreira ideal? Por que você parou de perseguir esta meta? 

9. O que você queria ser quando criança? Você já viveu uma fantasia de alguma forma? Como você pode dar espaço para esses sonhos em sua vida neste momento?

10. Nesta última indagação, liste 10 experiências / habilidades / atividades / trabalhos que você gostaria de ter nesta vida, mas que ainda não tenha feito por algum motivo.

Agora que você já respondeu às perguntas acima, faça uma reflexão. Converse com seu terapeuta, com sua família e amigos. Leia e releia quantas vezes for preciso. O autoconhecimento é crucial para momentos de transição.

Talvez, a respostas que você mais procura para a sua vida profissional podem estar aqui.

Procurando dar o próximo passo em sua carreira? Veja as nossas vagas de emprego.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo