Depois de uma entrevista de emprego, é normal querer ser atualizado sobre o processo de contratação, especialmente se você acredita que teve um bom resultado. No entanto, há diversas armadilhas que devem ser evitadas ao enviar um e-mail de acompanhamento. Se você parecer insistente, desleixado ou informal demais, pode prejudicar suas chances de conseguir o emprego.

Hora certa para enviar o e-mail

Espere um tempo após a entrevista. Há uma boa chance de que o entrevistador esteja conversando com outros candidatos, então não é uma boa ideia contatá-lo tão depressa. Aguardar alguns dias antes de pedir uma resposta é muito importante.

Tom de voz

Independentemente do clima da sua entrevista, mantenha seu tom profissional e formal. Não é o momento certo para ser engraçado, mas sim para ser claro e objetivo sobre a sua mensagem. Você está apenas procurando uma atualização sobre o recrutamento, então vá direto ao ponto e não perca tempo com conversas desnecessárias.

O que incluir na mensagem

É importante ser disciplinado ao pedir um feedback. Considere essas dicas para enviar uma mensagem profissional e simples com as melhores chances de receber uma resposta:

Assunto

Não há necessidade de passar horas pensando no assunto do e-mail. A abordagem mais eficaz para que a sua mensagem seja lida rapidamente é responder ao e-mail mais recente entre você e o entrevistador. Se isso não for possível ou se vocês não tiverem trocado mensagens anteriores, inclua seu nome, a data e a hora da entrevista no assunto.

Siga esse formato: “João Silva – Re: Entrevista na terça-feira às 16h”.

Descubra mais vagas

Encontre novas oportunidades

Atinja todo seu potencial no trabalho certo para você!

Descubra mais vagas

Corpo do texto

Mantenha o texto simples. O motivo pelo qual você está enviando um e-mail é a solicitação de uma atualização da vaga e o entrevistador saberá disso antes mesmo de abrir sua mensagem. Seja educado, direto e siga esses passos:

  • Agradeça a entrevista
  • Explique que você deseja um feedback e seja específico sobre a vaga
  • Reafirme seu interesse na posição e nas próximas etapas
  • Peça uma atualização do progresso, explicando que qualquer informação que possam lhe dar será muito apreciada

Assinatura

Após expressar seu interesse e pedir uma atualização, finalize o e-mail se colocando à disposição para tirar quaisquer dúvidas do entrevistador. Fale que está no aguardo de uma resposta e agradeça.

Verificações finais

Por mais óbvio que pareça, não esqueça de reler seu e-mail antes de enviá-lo. Verifique que está bem espaçado, com a pontuação correta e sem erros de digitação. O uso corretor ortográfico pode ajudar.

Use nosso e-mail de exemplo como sugestão:

Assunto: João Silva – Re: Entrevista na terça-feira às 16h

Olá <nome do entrevistador>,

Agradeço a entrevista na <data da entrevista>. Foi ótimo conversar com você sobre o <nome do cargo> e tenho certeza de que essa vaga se encaixa perfeitamente no meu momento de carreira atual. Gostaria de receber uma atualização sobre o processo de recrutamento, agradeço por qualquer informação que você possa me fornecer sobre as próximas etapas. Além disso, fico à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido desde a última vez que nos falamos.

Fico no aguardo,

João Silva

Alternativas ao e-mail de acompanhamento

Se você ainda não tiver trocado e-mails com o entrevistador, talvez esse não seja o melhor tipo de acompanhamento a fazer. Dependendo da vaga para a qual você está se candidatando, as seguintes alternativas também podem ser consideradas:

  • Plataformas de mensagens instantâneas, como Skype
  • LinkedIn
  • Ligação por telefone
  • WhatsApp

Envie seu currículo

Compare seu salário

Crie sua conta

iOS App Store logoAndroid Google Play logo