Nós todos temos os olhos voltados para o próximo degrau em nossa escada profissional ou, até mesmo, para os próximos dois ou três degraus. Em qualquer estágio de carreira que você esteja e independentemente de sua profissão, há uma grande chance de você já pensar em realizar este passo em um futuro não muito distante.

Mais responsabilidade, mais dinheiro, mais prestígio... Não importa a razão, o progresso é a base para qualquer carreira profissional. Então, o que você pode fazer agora para garantir que conseguirá dar mais este passo?

Faça relacionamentos

Construir relacionamentos é a chave em qualquer estágio de sua carreira. Bons relacionamentos profissionais são cruciais para essa progressão, pois promovem um melhor trabalho em equipe e te ajudará a ser mais feliz, engajado e produtivo. Eles são o pilar pelo qual crescemos e temos sucesso em nossa vida profissional.

Faça mais

Existem uma série de razões pelas quais você deve se empenhar mais quando a oportunidade aparece. A primeira, é que você será mais exposto a outros projetos, times, colegas e oportunidades de melhoria, mas também que mostrará que não se incomoda em mostrar esforço.

Estas são características que os gestores percebem e levarão em conta quando procurarem alguém para uma nova posição. Além disso, você também poderá aprimorar suas habilidades, desenvolvendo relacionamentos e um portfólio profissional.

Acompanhe suas conquistas

Algo que muitos profissionais fazem e não deveriam é perder a noção do quanto estão evoluindo e o que conquistaram. Na ocasião de atualizar o CV ou perfil do LinkedIn, quantas pessoas já tiveram dificuldade em lembrar de tudo realizado nos anos anteriores?

Acompanhe seus projetos e progresso e leve em consideração os resultados positivos de cada um deles. Fazendo isso, no momento de atualizar o seu CV ou responder a uma pergunta mais elaborada durante a entrevista a entrevista, você terá as informações das quais precisa.

Recrute conosco

Atraia talentos para sua empresa!

Deixa que nós cuidamos do recrutamento.

Entre em contato conosco

Aprimore-se

Aprimorar constantemente suas habilidades e procurar treinamento é algo que todos profissionais deveriam buscar, não apenas aqueles atrás de uma promoção ou nova oportunidade. E há várias maneiras de fazer isso.

Você pode se expor a outras partes do time ou áreas da empresa através de projetos em comum, por exemplo: outra forma é perguntar a colegas o que fazem e absorver informações através destas conversas. Se algo realmente lhe chamar a atenção, tente se envolver de alguma forma com esta área ou pessoa. Ainda, sempre que houver oportunidade de treinamento, seja proativo e participe.

Mantenha sua integridade

Sua essência profissional para a equipe não é apenas sobre realizar e gerir as tarefas e projetos quando aparecem; é sobre trabalhar com integridade. Existem duas atitudes principais que podem destruir sua reputação como profissional: levar o crédito pelo trabalho de outras pessoas e culpar os outros quando algo não sai da forma esperada.

É sempre importante, em especial como gestor, dar crédito de forma justa, seja algo individual ou em grupo. Em relação ao segundo ponto, não há problema em admitir erros e tomar a responsabilidade por algo que não foi planejado. Aqueles que primeiro apontam o dedo para o outro no momento de pressão, nunca serão bons gestores e, para conseguir progredir na carreira, é necessário aprender a absorver críticas construtivas, admitir erros e melhorar a partir disto.

Tenha interesse

Este último ponto pode parecer óbvio, mas muitas vezes as pessoas não se candidatam a vagas ou mostram interesse quando a oportunidade aparece. Isso acaba gerando frustações, pois mesmo se um superior te considerar para uma vaga, sem a demonstração de interesse é difícil que você seja escolhido.

Veja mais dicas para impulsionar sua carreira

iOS App Store logoAndroid Google Play logo