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Como pedir demissão

 
Renunciar seu trabalho leva preparação, tato e profissionalismo. Usar a etiqueta correta quando você renunciar pode fortalecer sua reputação como um confiável e atencioso  profissional; ajudando- o a posicionar-se fortemente para o seu próximo passo. Saiba como fazer a coisa certa com seu empregador com as dicas abaixo:

Prepare-se

 
Antes de anunciar a sua intenção de se demitir, certifique-se sua decisão é firme e final. Ser claro sobre suas razões irá ajudá-lo a demitir-se com mais confiança, e irá ajudá-lo a evitar uma contra-proposta. Tenha sua nova oportunidade por escrito em primeiro lugar, verifique  o seu período de aviso prévio e ensaie  sua explicação de antemão. Isso irá ajudá-lo a apresentá-la de forma mais confortável e antecipar potenciais dúvidas.

Converse com seu gestor

 
É melhor renunciar pessoalmente, com a maior antecedência possível. Escolha uma hora conveniente e tranquila para se encontrar com o seu gestor antes de notificar seus colegas. Resumidamente explique suas razões de forma cortês e profissional e manifeste sua vontade de concluir os projectos em curso no seu tempo restante. Marque uma reunião  de acompanhamento (follow up) para entregar sua carta de demissão e discutir planos de transição.

Envie uma carta de demissão

 
Envie uma carta de forma educada, profissional  e curta após a reunião confirmando sua intenção de sair. Cite a data e hora da conversa com o seu gestor, o cargo a qual você está renunciando, e a data de seu último dia. Você pode querer adicionar uma frase re-apresentando suas motivações. Se pertinente, destaque as coisas que você aprendeu no cargo e o quanto você apreciava trabalhar lá. Termine a carta com uma nota positiva; ou um agradecimento para as oportunidades que você teve ou deseje prosperidade para a empresa.

Não deixe problemas mal resolvidos

 
A impressão que você deixa para trás quando você renuncia pode influenciar fortemente no tipo de referência que você irá receber no futuro. Tente resolver o máximo de trabalhos durante seu período de aviso prévio. Esteja disposto a treinar o seu sucessor, delegar projetos em andamento para os colegas relevantes, ou escrever um documento detalhado de handover. Deixe seus contatos e clientes avisados sobre sua saida e aconselhe-os a quem contatar em sua ausência.

Deixe uma Última Impressão Positiva

 
É importante não queimar todas a sua história na empresa quando você demitir-se e correr o risco de desfazer o seu bom trabalho. Você pode querer manter seus antigos supervisores e colegas em sua rede de contatos, ou exigir uma referência do empregador posteriormente. Você também pode acabar trabalhando para ou com as mesmas pessoas em algum momento no futuro. Certifique-se de sua reputação e relacionamento com o empregador continue sendo positiva e profissional.