Como lidar com o nervosismo em uma entrevista

A maioria das pessoas experimenta um certo grau de nervosismo antes e durante uma entrevista de emprego, o que é totalmente normal e demosntra que você se importa com a posição a qual está se aplicando. Aceite que esses sentimentos são naturais e siga estas dicas para ficar relaxado na hora da entrevista.

Visualize o sucesso

Top performers costumam utilizar técnicas de visualização para superar o nervosismo. A visualização nada mais é do que simular a entrevista em sua cabeça antes que ela aconteça. Imagine-se entrando na sala de entrevista sentindo-se calmo e no controle, respondendo perguntas com confiança e equilíbrio, construindo uma boa conexão com o entrevistador e saindo da sala com um sentimento de satisfação quanto a sua performance. Concentrar-se no melhor cenário irá te ajudar a manter a compostura na hora da entrevista.

Pratique suas respostas

O nervosismo da entrevista normalmente é causado pelo medo do desconhecido, pela preocupação em “travar” ou em dizer alguma coisa errada. Ensair respostas para aquelas perguntas comuns em entrevistas irá te ajudar a sentir-se mais confortável e confiante em sua capacidade de fornecer respostas sucintas e coerentes. Tente praticar suas respostas em voz alta e com um amigo, assim ele pode te dar feedbacks que irão ajudar na construção de melhores argumentos.

Esteja preparado

Separar um tempo para se preparar para sua entrevista irá te ajudar a ficar mais calmo. Cheque o nome e número de telefone de seu entrevistador, o horário em que a entrevista foi marcada e o que você deve vestir. Verifique se você tem todos os documentos solicitados em mãos, incluindo seu CV e exemplos de funções anteriores. Saia de casa com antecedência para não correr o risco de se atrasar, e aproveite para respirar fundo e checar últimos detalhes antes da entrevista.

Não tenha pressa

Ao sentir-se nervoso durante a entrevista, você pode acabar se apressando nas respostas ou até esquecendo a pergunta que foi feita. Tome alguns segundos para entender o que está sendo perguntado, respire profundamente e então concentre-se em articular sua resposta de forma clara. Caso aconteça de você esquecer a pergunta que foi feita, evite dar respostas torcendo para que esteja correta; ao invés disso, mantenha a calma e pergunte ao entrevistador se ele sente que você cobriu os pontos-chave.

Pense positivo

Mudar a forma como você encara a entrevista pode ajudar a diminuir a pressão. Ao invés de pensar que você está sendo julgado, tente visualizar a entrevista como um desafio que deve ser superado. Lembre-se de sucessos do passado e concentre-se em seus pontos fortes que podem te ajudar a conquistar a posição. Evite se cobrar muito, você não precisa dar respostas perfeitas. Tente não pensar em coisas sobre as quais você não tem controle, como o desempenho dos outros candidatos. Concentre sua energia em simplesmente fazer a melhor entrevista que você pode.