No Brasil, a contratação temporária cresce cada dia mais e vem ganhando popularidade entre os cargos de média e alta gerência. Isso faz com que o modelo de contratação temporário ganhe forças e se posicione como uma alternativa atrativa para candidatos e empresas.

Um grande exemplo dessas contratações é a substituição de profissionais afastados do trabalho por motivos de saúde ou nos casos de licença maternidade ou paternidade.

Por outro lado, no mundo inteiro, a procura por profissionais temporários e terceirizados é muito utilizada para projetos especiais ou para funções técnicas, que necessitam conhecimentos muito específicos.

A contratação de temporários no mundo

De acordo com dados da Page Interim, divisão do PageGroup responsável pelo recrutamento de temporários e terceiros, a especialização está tomando conta dos contratos temporários. “Há uma crescente tendência das empresas utilizarem a solução de temporários e terceiros para projetos transitórios e que exijam uma mão de obra qualificada e com alta tecnicidade”, avalia Maíra Campos, Gerente Executiva da Page Interim.

Assim, a Page Interim realizou um estudo nos países em que opera, a fim de saber as percepções e desejos dos trabalhadores e empresas sobre o trabalho temporário e a terceirização de equipes especializadas.

Foram entrevistados 4092 profissionais que trabalham com contratos temporários e 1954 gestores de companhias, a nível mundial, que utilizam o modelo de contratação. O estudo concluiu que a grande maioria das pessoas considera positivo o trabalho temporário especializado, principalmente na Irlanda e no Reino Unido, onde 75% dizem gostar do modelo, seguidos pela América Latina, França e Suíça, todos com 64% de positividade.

O estudo sobre posições temporárias

De acordo com as respostas, foi possível constatar que:

Especialização em todas as áreas de atividades

O aumento de profissionais temporários vem junto com uma tendência de especialização dos perfis destas pessoas. A pesquisa revela que, geralmente, os trabalhadores temporários são mais velhos e possuem um nível de escolaridade maior, principalmente quando falamos em Interim Managers ou Gerentes Interinos.

De acordo com o material gerado pelo estudo, a contratação de temporários e terceirizados pode ajudar a resolver as metas de gestão de recursos humanos, por exemplo, abordando um aumento da carga horária de trabalho ou contribuindo com competências e habilidades específicas das quais a empresa necessita. A demanda por estes profissionais é altamente perceptível nas áreas de Finanças, Contabilidade, Tecnologia e Atendimento ao Cliente, onde se necessita um grande número de pessoas qualificadas.

Os colaboradores assumem maior responsabilidade

Atualmente, os trabalhadores com contratos temporários têm maior responsabilidade individual e se tornam mais autônomos, trazendo melhores resultados no dia a dia. A estes profissionais, geralmente, lhes é dada maior flexibilidade e, consequentemente, lhes é cobrado maior qualificação e que entreguem projetos mais complexos.

Deseja saber como funciona o recrutamento de profissionais terceirizados e temporários? Fale com a nossa equipe da Page Interim.

Maior investimento na formação – tradicional e alternativa

A formação passa a ser mais importante e, no caso dos temporários e terceirizados, tende a ser mais bem cuidada, o que beneficia trabalhadores e empresas. Ou seja, as companhias adquirem mais conhecimento e expertise com suas contratações e os profissionais são mais valorizados por suas trajetórias e investimentos com sua educação, sendo uma das principais vantagens do trabalho temporário especializado.

Ainda de acordo com o estudo, é possível analisar que quanto maior a disponibilidade de posições interinas, mais estudos serão buscados pelos profissionais. Na pesquisa, 66% dos gestores e 51% dos profissionais consideram que assumir uma posição temporária ou terceirizada impulsiona a trajetória profissional de qualquer pessoa.

Os responsáveis pelo Desenvolvimento Organizacional estão cada vez mais dispostos a investir na formação dos colaboradores que não são fixos, bem como reconhecem que esta ação é essencial para o sucesso da empresa a longo prazo.

Qual é o perfil de um profissional temporário especializado?

A cada 10 profissionais entrevistados, 8 tinham mais de 5 anos de experiência profissional. Se o tema era idade, 4 a cada 5 pessoas contavam com mais de 30 anos, chegando a 95% do total dos profissionais que ocupavam as posições de gerência – 36% tinham entre 36 e 45 anos, e 41% tinham mais de 46 anos.

Fato que se tornou uma boa surpresa durante o estudo, já que durante muito tempo o trabalho temporário foi visto como algo para os jovens, uma possibilidade de adquirir experiência e não como alternativa aos modelos de contratos indeterminados.

Esta mudança se deve ao fato de que o trabalho temporário está presente em todos os setores e funções. A medida que as necessidades se diversificam, a necessidade de contratar temporários mais especializados aumenta.

Caso queira ver vagas de empregos por projetos, basta clicar aqui e se aplicar às nossas oportunidades.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo