O perfil dos candidatos de finanças da região do Vale do Paraíba.

O Vale é um polo muito forte com indústrias importantes. Ele apresenta um marcante desenvolvimento econômico e tecnológico, dispõe de um dinâmico ambiente de negócios formado por um complexo de indústrias, comércios, serviços, centros de pesquisa, incubadoras e grandes universidades do país. Além de estar em uma localização privilegiada com rápido acesso a rodovias para a cidade São Paulo, o que faz com que muitas pessoas optem por morar e trabalhar na região.

Pensando na grande atratividade da região, entre outubro e novembro, nós do PageGroup, conversamos com aproximadamente 200 profissionais de finanças do Vale do Paraíba com o objetivo de mapear esses perfis. Foram candidatos com cargos de analistas à primeira gestão, com salários de até R$ 13.000.

Dentre os pontos abordados nessa pesquisa, podemos destacar:

• FORMAÇÃO

A maioria dos profissionais são formados em Administração, seguindo de Contabilidade e Engenharia. A formação em Administração para a área de finanças é algo muito encontrado no mercado de trabalho, até mesmo em posições contábeis, quando não são exigidos o CRC. O que demonstra até a quantidade de candidatos abordados com CRC ativo – apenas 32%.

• ÁREA DE ATUAÇÃO

Sobre a área de atuação dos profissionais, a maioria deles estão atuando na área de planejamento financeiro, seguindo de contabilidade e controladoria. Durante um cenário de pandemia, vimos inclusive a área de crédito também crescendo em algumas empresas, lado a lado da controladoria.

• EXPERIÊNCIA

Praticamente metade dos profissionais entrevistados possuem no mínimo 09 anos de experiência na área; o que demonstra a senioridade de conhecimento. O nível do inglês e espanhol é declarado como intermediário pela maioria dos candidatos, média de 40%, e muitos possuem conhecimento dos sistemas: SAP e TOTVS.

Vale destacar que não avaliamos apenas competências técnicas de um candidato, mas também a parte comportamental, como por exemplo: o fit cultural e valores entre empresa e profissional. Porém, a partir desse estudo podemos entender melhor o perfil dos candidatos de finanças da região do Vale do Paraíba e assim ajudar cada empresa a encontrar um perfil aderente a sua necessidade de acordo com a oferta de candidatos local.” afirma Martha Consani, Consultora de Finance & Tax da Page Personnel do escritório do PageGroup de Campinas.

Martha Consani - Consultora de Finance & Tax da Page Personnel, possui 10 anos de experiência em finanças, com atuações em multinacionais e em BIG4 como auditora. Atua há mais de dois anos no Page Group na área de Consultoria de Recrutamento e Seleção Finance & Tax.

iOS App Store logoAndroid Google Play logo