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4 sinais de que seu funcionário está desmotivado

 
Esperamos que a maioria do seu time sinta-se motivado por diferentes razões. Porém, nem todos os momentos os membros de uma equipe estão motivados e a insatisfação pode ocorrer quando você mais precisa de um time produtivo.
 
Veja como identificar alguns sintomas:

 Queda de produtividade

 
Embora a queda de produtividade não seja fácil de medir ela é fácil de ser notada. Quando a quantidade e qualidade de trabalho de um funcionário começa a ficar abaixo de seu padrão, pode ser um mau sinal. Antes de assumir uma desmotivação, converse para entender os motivos.

 Doenças e faltas frequentes

 
Um aumento considerável das doenças e faltas podem ser um indício de desmotivação. Claro que esse fator pode estar realmente relacionado à algum problema maior de saúde, portanto é importante manter um diálogo aberto para que o funcionário sinta-se à vontade para compartilhar algum problema se for o caso. 

 Mau comportamento

 
Reclamações constantes, fofocas e pessimismo também podem ser indícios de que o funcionário pode estar desconectado com o momento da empresa ou do time. Se for o caso do seu funcionário pontue claramente que a negatividade é contagiosa e que prejudica a motivação dos demais.

 Reclamações de outros membros

 
Finalmente, se outros membros do time reclamarem de um colega, você provavelmente deverá agir rápido, pois o impacto na equipe já estará sendo sentido pelo resto do time. No entanto, antes de julgar, ouça outros membros da equipe antes de tomar uma decisão.

 Ajudando a trazer a motivação de volta

 
Tente falar menos e ouvir mais. Em uitos casos o funcionário tem algum problema guardando há meses e ainda precisa elaborar uma maneira de verbalizar ou mesmo de ser ouvido. Tente não prometer ao funcionário algo que não pode ser cumprido. Exponha os pontos de insatisfação de sua parte, escute os dele e proponha um plano de mudanças. Não se esqueça de elogiar seus pontos positivos para reforçar sua segurança. Se não puder ajudá-lo, conversem para chegarem à melhor solução para ambas as partes.