Você está aqui

Como conduzir uma entrevista de emprego

 
Recrutar as pessoas certas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Conduzir uma entrevista eficaz permitirá a você determinar se o candidato possui as competências, os conhecimentos e habilidades para realizar o trabalho com sucesso, bem como descobrir se suas atitudes, motivações e valores irá levá-los a prosperar dentro da empresa.
 
Siga estas dicas para garantir que sua próxima entrevista de emprego seja realizada com sucesso:

Preparando-se para a entrevista

 
Para conduzir uma boa entrevista de emprego, a preparação é crucial. Leia todo o CV do candidato cuidadosamente, anotando todas as perguntas que o ajudarão a tirar mais informações sobre as suas qualidades pessoais e habilidades profissionais. Pense em como você irá destacar os benefícios da sua empresa e da posição em oferta. Reserve um espaço adequado para realizar a entrevista, garantindo conforto e um ambiente livre de distrações. Fornecer o CV do candidato a quaisquer colegas que estarão presentes na entrevista, bem como a lista de perguntas que você pretende fazer.

Compondo perguntas ao entrevistado

 
Ao conduzir entrevistas de emprego, questões comportamentais são uma forma eficaz de identificar se o seu candidato tem as habilidades e características específicas necessárias para realizar com êxito o trabalho. A técnica baseia-se no comportamento transmitido, sendo esse o melhor indicador de desempenho futuro. Referindo-se a descrição do trabalho, anote as principais características, conhecimentos, comportamentos e habilidades necessárias para o cargo. Em seguida, componha uma lista de perguntas que o entrevistado deve explicar demonstrando esses atributos em seu passado, citando exemplos específicos.

Realização da entrevista

 
Comece a entrevista com a introdução de si mesmo e todos os outros participantes. Explique o formato da entrevista, e ofereça um breve resumo de sua empresa, incluindo o que ela faz, seu tamanho, posição financeira, os planos de crescimento e cultura. Fornecer uma descrição envolvente do cargo em oferta, incluindo próximos projecto e oportunidades de crescimento na carreira.
 
Ao conduzir a entrevista, ouça atentamente as respostas e tome nota para referências futuras. Esteja atento as tentativas de desviar das perguntas, e se aprofunde mais, se necessário. Prestar muita atenção ao estilo pessoal, atitude e valores do candidato também irá ajudá-lo a formar uma opinião equilibrada de sua adequação.

Concluindo a entrevista

 
Conclua a entrevista perguntando ao entrevistado se ele tem alguma dúvida sobre o cargo ou empresa. Esta é uma boa maneira de testar se ele tem pensado na da posição e prestou atenção durante a entrevista. Agradeça o entrevistado por seu tempo e interesse, e informe-o  sobrea data de decisão. Tente resumir as suas anotações, logo que o estrevistado deixar a sala. Isso irá garantir que a sua impressão da personalidade, competências e habilidades está fresco em sua mente e pode ser usado para tomar uma decisão depois de ter entrevistado outros candidatos.