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Encontrando a empresa perfeita

Encontrar um trabalho que você sabe que você vai amar pode ser difícil mesmo sem ter que considerar as pessoas com quem você estará trabalhando e os diferentes tipos de atmosfera de escritório. Mas se você não parar para descobrir se os valores de uma organização se alinham com os seus, o seu emprego dos sonhos pode acabar sendo muito ruim.

Muitas organizações agora reconhecem a necessidade de contratar os candidatos que irão prosperar em sua cultura corporativa, bem como serem devidamente qualificados para o trabalho. Você pode usar sua entrevista como uma oportunidade para avaliar uma empresa e seu potencial novo chefe.

O que é a cultura corporativa?

Cultura corporativa é: "as crenças e ideias que a empresa tem e a maneira em que afetam a maneira como faz negócios e como seus funcionários se comportam", de acordo com Cambridge Dictionaries Online.

Por que é importante?

  •  Você vai estar no seu estado mais produtivo quando você não está distraído com uma atmosfera onde você não está confortável.
  • O seu crescimento profissional pode depender de estar cercado por indivíduos que pensam igual a você.
  • Em muitas organizações, há uma ênfase no trabalho em equipe em todos os níveis; se você não se dá bem com a sua equipe, isso pode afetar o seu padrão de trabalho

O que você gosta?

Antes de avaliar a cultura corporativa de uma empresa, você precisa decidir em que tipo de atmosfera de trabalho você vai querer trabalhar, enquanto continua em seu estado mais produtivo. Algumas pessoas podem achar que é opressivo e de alta pressão trabalhar em uma organização em que outras pessoas prosperem; isso muda de pessoa para pessoa. 

O que procurar?

  • Procure pistas no site da empresa. Um site interativo e um caminho claro para o cliente é indicativo de uma organização que valoriza os clientes online e, provavelmente, investirá em seu departamento de marketing online, por exemplo.
  • O escritório é um plano aberto, incentivando um ambiente sociável? Se assim for, é provável que trabalho em equipe entre como um fator na vida cotidiana. Um escritório cheio de cubículos, no entanto, provavelmente gira em torno do trabalho individual.
  • O código de vestuário é formal? Se você quer trabalhar em um ambiente criativo, você provavelmente se sentiria mais confortável se não fosse obrigatório o uso de um terno.

Uma das perguntas a serem feitas em sua entrevista, deve ser algo como "qual é a missão da organização?" A resposta a esta pergunta pode soar bastante corporativa, mas se você ler nas as entrelinhas, você deve obter uma boa ideia do que o gerente de contratação considera importante no processo para alcançar seus objetivos. Ela destacam o efeito que seus funcionários têm sobre o sucesso da empresa? Ou a resposta gira em torno de ganho financeiro? É claro que qualquer uma destas respostas pode apelar para você, dependendo do tipo de cultura que você está procurando.