Há muitas razões pelas quais sua organização pode precisar de profissionais interinos (também conhecidos como temporários). Pode ser para um projeto específico que demande alguma mão de obra especializada, para cobrir uma licença ou alguma sazonalidade específica do seu setor. Um parceiro de recrutamento especializado pode te ajudar a navegar com sucesso no mundo dos trabalhadores temporários para trazer seus benefícios à sua equipe e organização. Mas é importante saber quais são os principais elementos que você precisa pensar ao escolher o seu parceiro.

Você identificou suas necessidades de talentos para seus próximos projetos?

Uma grande diferença entre a contratação permanente e a temporária é sua capacidade de aumentar ou diminuir os talentos conforme necessário. Isso significa que você tem total controle sobre o número de pessoas para enfrentar um desafio na sua empresa. Profissionais interinos geralmente são especialistas em nichos, o que significa que você pode obter o suporte específico necessário para alcançar seus objetivos. Por exemplo, você pode liderar um projeto de marketing digital e precisar de um especialistas em SEO ou SEM - poderá encontrar o profissional certo para suas necessidades por tempo determinado. O contrato temporário te ajuda a reduzir gastos com recrutamento, evitando as armadilhas de uma má contratação e trazendo rapidez e eficiência para a sua operação.

Por que trabalhar com uma consultoria de recrutamento especializada em profissionais interinos?

As consultorias são uma maneira rápida e eficiente de contratar trabalhadores temporários. É importante ter temos um banco de dados bem alimentado com candidatos em potencial para preencher a habilidade ou perfil específico que você precisa. Dependendo do tipo de perfil que você precisa, talvez seja necessário pesquisar em âmbito nacional, uma abrangência nacional pode ser um diferencial para ajudá-lo a encontrar os talentos necessários. Além de ajudá-lo a entender as tendências locais de trabalho e encontrar faixas salariais que serão atraentes para os candidatos certos.

Você já escreveu um anúncio para uma posição temporária?

Um dos elementos-chave para atrair qualquer candidato é o seu anúncio de vaga - e para profissionais interinos, há extras que você deve incluir. Você precisa ter as descrições de atividades em detalhes e as habilidades necessárias (incluindo habilidades pessoais). Você também precisa descrever a data de início e de término do projeto ou, pelo menos, fornecer uma estimativa mais precisa possível para que ambas as partes estejam cientes dos horários, também colocar os idiomas requeridos para a posição. Se você estiver em um mercado altamente competitivo, poderá incluir intervalos de renumeração usando o Guia de Remuneração Michael Page ou Salary Tool para garantir que você corresponda a faixa salarial do mercado.

Como você atrairá funcionários flexíveis?

Agora que você tem seu anúncio de vaga pronto para promover, a próxima pergunta é como você fará com que as pessoas o vejam e se inscrevam. O uso de anúncios de mídia especializados exibidos a possíveis candidatos é o melhor caminho. Seu especialista em recrutamento deve orientá-lo para os melhores canais a serem usados, tempo e segmentações do anúncio.

A parceria com uma empresa de recrutamento especializado em projetos temporários pode ajudar a aumentar o alcance de seus anúncios, pois eles devem ter um público-alvo engajado pronto para sua posição. 

Seja decisivo e contrate o mais rápido possível

Assim como no recrutamento permanente, o tempo é essencial. Levar muito tempo para responder, agendar entrevistas e indecisões gerais pode prejudicar as empresas que estão contratando temporários. Estudos mostraram que esses profissionais têm muito mais probabilidade de trabalhar com organizações que tem respostas mais rápidas. Você pode acelerar esse processo utilizando uma consultoria como a Page Interim.

Desenvolva um processo de integração (onboarding) para uma equipe temporária

Depois de encontrar o talento certo para sua equipe, você precisa garantir que eles realmente estejam familiarizados com a sua organização - e um processo de integração específico esses profissionais pode ser um caminho. Idealmente, você os treinará como se fossem um membro permanente da equipe, mas em tempo reduzido. Identifique as principais áreas do seu onboarding pois a preparação adequada trará retorno a curto prazo.

As vantagens dos profissionais interinos

Alguns dos benefícios para a sua equipe e empresa de utilizar o modelo temporário.

  • Flexibilidade onde e como você precisa | Eles oferecem verdadeira flexibilidade - em termos de horas, duração do contrato e as habilidades necessárias
  • Você pode agir rapidamente | Entre 48h e 72h, você pode ter uma lista de CV do seu parceiro de recrutamento
  • Remova seus pontos de dor | Resolva demandas sazonais ou demandas por especialistas com perfis específicos
  • Faça mais do que preencher lacunas | Profissionais interinos podem fornecer conhecimento e experiência em diversos setores

Faça o download do nosso infográfico sobre soluções em talentos temporários para ver como a Page Interim ajudou nossos clientes a alcançar seus objetivos de negócios no Brasil. Disponível para download aqui.